Em razão da pandemia do coronavírus, o Miss Brasil 2020 teve que se reinventar. Para eleger a vencedora deste ano, a organização do evento, entre jurados e comissão técnica, avaliou, cada um de sua casa, fotos, vídeos e entrevistas publicadas das 20 candidatas ao longo de suas carreiras - e já chegou ao resultado.
A grande vencedora será anunciada nesta quinta-feira (20), às 20h, por transmissão via Youtube no canal U Miss Brasil e pela plataforma online gratuita SoulTV. O evento não será transmitido por nenhum canal de TV aberta.
Também não haverá uma competição com desfiles e perguntas ao vivo no final. Conforme adiantou o missólogo e mestre de cerimônia Roberto Macedo ao portal Gshow, "foi uma coroação especial, apenas um encontro entre a vencedora do Miss Brasil 2020 e a Miss Brasil 2019, Júlia Horta". O evento foi registrado em vídeo, não teve plateia e foram seguidos todos os protocolos de segurança e higiene, garantiu.
A atual detentora do título nacional é a mineira Júlia Horta, de 26 anos, que, eleita em março de 2019, está à frente do posto há um ano e cinco meses. Ela se classificou entre as top 20 no Miss Universo do ano passado.
A escolhida deste ano também irá representar o Brasil no próximo Miss Universo, que deve acontecer no primeiro trimestre de 2021.
Além do novo formato, necessário devido às condições sanitárias, este ano o concurso está sob nova direção: quem está à frente do evento é o empresário gaúcho Winston Ling. Até 2019, o Miss Brasil era realizado pela gigante Polishop, por meio de sua marca de cosméticos Be Emotion, em parceria com a Band TV. Entretanto, no ano passado, o contrato entre as empresas acabou e não foi renovado.