Em uma postagem publicada no seu perfil do Instagram, Samara Felippo relatou um caso de racismo contra uma de suas filhas, Alicia, fruto do relacionamento da atriz com o jogador de basquete Leandro Barbosa, o Leandrinho.
No texto, Samara conta que a menina de 10 anos foi alvo de xingamentos em sua própria festa de formatura do colégio. Uma das coleguinhas de Alicia reclamou para a mãe, que conversava com Samara no salão de festas, que dois adolescentes estavam "zoando e implicando" com elas no parquinho em que brincavam.
— Os xingamentos para minha filha eram (...) neguinha e cabelo ruim. O clássico do racismo naturalizado — contou a atriz.
Em seu desabafo, a atriz cita um trecho de sua fala na peça Mulheres Que Nascem com os Filhos, em que contracena com Carolinie Figueiredo: "Ser mãe de duas meninas negras me abriu pra um mundo onde eu descobri que não sabia nada. Não sabia sequer enxergar a dor do outro. Onde eu enxerguei privilégios por ser uma mulher branca numa sociedade tão racista". No seu perfil e no canal do YouTube que mantém, batizado de Muito Além dos Cachos, ela já havia compartilhado outras vivências suas como mãe branca de meninas negras.
— Eu sempre falo, escrevo, mas nunca tinha passado com minhas filhas por uma situação de racismo. E pela primeira vez deparei diretamente com o que muitos passam diariamente — afirmou. — Agradeço ao que me fez sair da minha bolha branca e ter desde cedo esclarecido minha filha, enaltecido sua esperteza, beleza, coragem, seu cabelo, sua pele, suas raízes, e feito ela sair dessa situação de cabeça erguida e fortalecida. E assim continuo fazendo. Sei que não será a primeira e nem última vez que ela passará por isso — finalizou.