Se você está treinando em casa, provavelmente já se perguntou como montar uma rotina fit para malhar o corpo de maneira equilibrada. Uma das formas de organizar suas atividades é alternar a execução de exercícios por grupos musculares opostos - como, por exemplo, revezar uma série de bíceps com uma de tríceps.
Determinar quais grupos musculares serão exercitados a cada dia vai depender do objetivo de cada aluno, do nível de treinamento e de quantos treinos você consegue fazer na semana.
Os benefícios
Ao montar a sua programação, você consegue encurtar o tempo total de treinamento diário, já que o período de descanso entre as séries é reduzido e os exercícios são feitos em sequência, com apenas uma sessão de pausa no final. Além disso, por nos mantermos em atividade mais tempo, o gasto energético tende a ser maior e o trabalho de resistência muscular é mais desenvolvido.
Não custa lembrar: é essencial manter um intervalo de tempo de, pelo menos, 48 horas entre os treinos para o mesmo grupo muscular. Só assim seu corpo fará as adaptações necessárias e você garantirá uma boa recuperação muscular.
Ficou com vontade de testar? Veja uma sessão de treinamento:
Para aquecer: burpees
Treino principal
Alterne a execução dos movimentos, sem intervalo entre eles. Faça uma pausa apenas entre as duplas de exercício.
1. Apoio e remada baixa
2. Abdominal reto e extensão de coluna
3. Agachamento e extensão de quadril
4. Adução e abdução de quadril
Volta à calma
Finalize a série com alongamentos e relaxamento.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.