O distanciamento social tem feito muitas pessoas ficarem sedentárias, mas o corpo precisa ser movimentado para manter a saúde em dia.
Quer tirar a preguiça do corpo já no início do dia? Listei algumas posturas de ioga que você fazer ao acordar, ainda deitada na cama. Adotar o hábito vai ajudar você a melhorar o fluxo sanguíneo e dos vasos linfáticos, além de mandar o estresse embora. Sem desculpas de não ter espaço e tempo para fazer, viu? Ative o despertador para tocar 10 minutinhos antes do habitual e vamos nos alongar!
1. Comece se espreguiçando bem
Entrelace os dedos das mãos e alongue os braços para cima da cabeça, ao mesmo tempo que estica as pernas para baixo.
2. Posição Apanasana
Inspire e abrace bem os joelhos enquanto solta o ar. Puxe as pernas para perto do peito, arredondando as costas. Fique pelo menos três respirações profundas e controladas nessa postura, conhecida como Apanasana.
3. Rotação de tronco
Alongue uma das pernas, apoie na cama e continue segurando o outro joelho perto do peito. Inspire e, soltando o ar, deixe o joelho cair em direção ao chão, cruzando por cima do corpo a perna dobrada, de forma a fazer uma torção do tronco.
Olhe para cima ou para o lado contrário de onde o joelho dobrado está. Fique na posição por três respirações e inspire, trazendo as pernas para o centro novamente. Solte o ar no centro para realinhar a coluna, inspire e, ao soltar o ar, faça o movimento para o outro lado. Permaneça o mesmo número de respirações.
4. Posição Ananda Balasana
Inspire e volte as pernas para o centro do corpo. Afaste os joelhos, deixe-os dobrados, passe os braços por dentro das pernas e pegue os pés. Puxe os pés para baixo, para deixar os joelhos o mais próximo da cama possível. Fique na posição por três respirações.
5. Posição Setu Bandhasana
Apoie os pés na cama, afaste os joelhos na mesma distância nos quadris e empurre o quadril para cima, enquanto solta o ar. Desça o quadril enquanto inspira. Repita cinco vezes.
6. Posição Supta Baddha Konasana
Junte as plantas dos pés, dobre os joelhos e traga-os para perto do quadril. Apoie a mão esquerda sobre o umbigo e a mão direita sobre o peito e sinta o movimento suave do seu tronco enquanto respira. Fique na posição por três respirações.
Pronto! Agora levante-se e encare o dia com um sorriso no rosto e com o corpo cheio de energia.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.