Algumas mulheres se incomodam com o acúmulo de gordurinhas e flacidez nos braços, principalmente, nos tríceps. Por isso, resolvi compartilhar dicas de como melhorar o aspecto dessa região, com a dupla infalível exercício físico + alimentação equilibrada.
Lembre-se que a perda de peso é sistêmica, ou seja, acontece no corpo inteiro. Não existe exercício físico ou dieta específica para "perder gordura do braço" – o que existe é a prática de uma atividade associada a um cardápio saudável, que estimula a perda de gordura, no corpo todo: na barriga, nas pernas, nos braços, etc.
Em relação à dieta, segue aquelas orientações básicas de equilíbrio:
- dar preferência aos alimentos integrais;
- evitar açúcar refinado;
- beber bastante líquidos;
- evitar bebidas alcoólicas;
- cuidar com o excesso de calorias (comer mais do que gasta gera aumento do estoque de gordura corporal);
- adequar as quantidades proteicas da dieta;
- consumir vitaminas e minerais em quantidades boas, aumentando o consumo de vegetais e frutas.
Sobre exercícios, posso destacar alguns que dá pra fazer em casa, sem o auxílio de equipamentos. Veja como executar e os cuidados a se ter:
Prancha
Trabalha uma região muito importante do corpo: o core, que é responsável pela estabilidade da coluna e da postura, além de fortalecer bastante os braços. Trabalha força e resistência.
Execução: apoie os cotovelos ou as mãos no chão (a abertura dos braços não deve ultrapassar a largura dos ombros). As pontas dos pés também ficam apoiadas no chão, e a abertura das pernas pode variar desde bem fechadas (maior dificuldade) até mais afastadas que a distância dos quadris (menor dificuldade). Esse exercício é feito de forma isométrica, ou seja, ficamos paradinhas na posição.
Cuidados: cuide para não prender a respiração durante a execução do exercício. Ela deve ser natural, pelo nariz. E o nível do quadril não deve ser mais baixo do que os ombros, senão colocamos muita sobrecarga na lombar.
Quatro apoios com elevação de braço e perna opostos
Também fortalece o corpo inteiro, e tem mais componentes de força dos ombros e costas.
Execução: apoie as mãos e os joelhos no chão. A distância dos ombros e dos quadris deve ser respeitadas. As mãos ficam diretamente abaixo dos ombros e os joelhos abaixo dos quadris. Ao mesmo tempo, estique o braço direito para frente e a perna esquerda para trás, contraindo o abdômen para manter a estabilidade do corpo. Permaneça na postura o maior tempo possível e depois repita com o outro lado.
Cuidados: não elevar a perna acima da altura do troco, para não forçar a lombar.
Flexão de braços
Foca nos membros superiores, braços, ombros e peito, mas também estimula a contração contínua do abdômen.
Execução: apoie as mãos no chão, um pouco mais afastadas do que a distância dos ombros. Com ou sem os joelhos apoiados no chão, flexione os cotovelos, com o abdômen contraído, até levar o peito no chão.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.