A parte boa desses dias com temperaturas baixas é poder se deliciar com uma boa sopa. Além de prática, a receita pode ser uma ótima opção para quem tem dificuldade de consumir vegetais no inverno, já que a salada gelada não apetece tanto. Mas é preciso cuidado: algumas sopas são muito calóricas, utilizam creme de leite e queijos gordurosos na preparação.
Se você quer manter ou perder peso, é legal optar por sopas de vegetais com uma proteína magra. Ingredientes termogênicos também podem turbinar sua refeição. Ah! E a sopa também pode ser uma boa aliada para melhorar a imunidade e se livrar de resfriados.
Sopas low carb
Os carboidratos não são um problema, mas depende do seu objetivo, uma sopa com baixo carboidrato para consumir à noite pode ser uma boa pedida. Para trazer a cremosidade da sopa, ao invés de utilizar batata ou mandioquinha - alimentos com maior quantidade e carboidrato - opte pela moranga cabotiá, brócolis e couve-flor.
Você pode cozinhar esses vegetais e bater, tornando a sua sopa um creme delicioso! Adiciona uma proteína magra como frango desfiado ou até cogumelos. E é claro, capricha nos temperinhos naturais para agregar sabor!
Sopas termogênicas
Que tal dar aquela turbinada na sua sopa? Utilizar temperos como pimenta, gengibre ou até canela, além dar um sabor diferenciado para sua preparação, vai agregar a ação termogênica desses alimentos. O efeito dos termogênicos para quem busca perder peso e reduzir medidas deve estar aliado a exercícios físicos, uma dieta
balanceadas e um estilo de vida saudável. Não pensa que vai fazer milagre, viu?! Além disso, os alimentos termogênicos não são recomendados para todo mundo. Se você possui problemas gástricos ou doenças inflamatórias intestinais, procure um especialista antes de inserir na sua rotina.
Sopas para aumentar a imunidade
Alguns alimentos ajudam a fortalecer sua imunidade e são ótimos ingredientes para sua spa. O feijão é um ótimo exemplo, rico em zinco, um mineral importante na resposta imune, pode ser utilizado como base para uma sopa bem cremosa. Outro alimento interessante para fortalecer sua imunidade é a couve, pois é rica em vitamina C. O alho tem função imunoprotetora e é rico em selênio e zinco, nutrientes importantes para prevenir gripes e resfriados.
As sopas ajudam a aquecer o corpo e é muito fácil combinar diversos vegetais na mesma preparação, aumentando o aporte de vitaminas e minerais. Se você gosta de praticidade, algumas sopas podem ser congeladas por até seis meses, dependendo dos ingredientes utilizados.
Aproveite as dicas e faz tua sopa personalizada com aquilo que você mais gosta. Abuse da criatividade e um bom inverno a todas!
Paula Mar Pinto tem 28 anos e é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.