O friozinho já começou a dar as caras por aqui e quem não deixou a atividade física um pouco de lado por causa disso? Aquela saladinha mais refrescante também já não aparece tanto nas suas refeições. De repente, quando você vê, uns quilinhos extras aparecem na balança.
É verdade que o inverno dá uma preguiça, e esse comportamento tem explicação fisiológica. Não é por acaso que a vontade por comidas mais gordurosas e por doces aumenta nessa época do ano.
Vem descobrir por que isso acontece:
Quanto mais frio, mais energia se gasta
Com o frio, nosso organismo sente a necessidade de se manter aquecido, e isso ocorre através de um processo chamado termogênese. Como no inverno a temperatura exterior é muito mais baixa, o corpo precisa gerar mais energia.
Agora acompanha comigo o raciocínio: se seu corpo gasta mais calorias para se manter aquecido, isso significa que, ao final do dia, você terá gastado mais calorias do que no verão. Gastar mais calorias significa mais dificuldade de engordar, considerando que seu hábito alimentar continue o mesmo.
Em outras palavras: se você come a mesma coisa, mas seu corpo está gastando mais calorias, a tendência é perder peso, e não ganhar.
E por que sentimos mais vontade de comer no inverno?
Agora você deve estar se perguntando: se o inverno ajuda a emagrecer, já que gastamos mais calorias, por que as pessoas engordam? Gastar mais calorias faz com que seu corpo peça a ingestão de calorias extras. E é exatamente por isso que sentimos mais vontade de comer alimentos ricos em carboidratos (energéticos) e gordurosos (com maior densidade calórica). É seu corpo pedindo por reposição rápida de energia. Isso não significa que você precise necessariamente de energia extra, certo? Se você já consome as calorias adequadas para as suas necessidades diárias, não há com o que se preocupar.
Não dá pra falar de inverno e não falar de vinho tinto, não é?
Com certeza você deve ter escutado por aí que o vinho é a opção mais saudável das bebidas alcoólicas, e agora no inverno todo mundo concorda que uma taça vai super bem. O vinho possui antioxidantes polifenóis, componentes naturais encontrados na casca e na semente da uva. Essa substância possui ação antibiótica, efeito antioxidante e ainda reduz o colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL, ajudando a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias.
Mas lembre-se: tudo isso deve ser combinado com uma dieta balanceada e hábitos saudáveis. É importante lembrar de não deixar de lado a atividade física. Continue se exercitando, mesmo nos dias frios! Procure um profissional para garantir que você está fazendo os exercícios corretos.
Paula Mar Pinto tem 28 anos e é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.