Época de verão leva a maioria das pessoas para o mesmo destino: o litoral. E os longos períodos à beira da praia não significam abrir mão da rotina de malhação: a dica é adaptar alguns exercícios para serem feitos na areia. É só tomar alguns cuidados simples, fazer o treino e ainda aproveitar ao máximo o dia de praia! Por isso, estenda uma canga, uma toalha ou leve uma esteira/colchonete de exercícios e dedique-se.
Já vale saber: o treino na areia é intenso. Por conta do terreno fofo e irregular, a areia exige muito mais esforço da musculatura, até de camadas mais profundas dos músculos, que são estabilizadores da postura. A boa notícia é que eles acabam tendo benefícios a mais quando comparados com treinos indoor: aumentam habilidades como equilíbrio, propriocepção, coordenação motora, exigem mais condicionamento cardio-respiratório, produzem mais endorfina e serotonina (hormônios que aumentam o bem-estar) e trazem uma sensação deliciosa de liberdade.
Cuidados necessários:
Horário do treino: evite fazer esforço físico no horário que o sol está a pino. Dê preferência aos treinos antes das 10h e depois das 17h.
Protetor solar: use sempre! Mesmo que você vá nos horários de sol mais ameno, os raios ultravioletas podem causar danos nesse época do ano, quando as taxas de incidência aumentam
Água: digo, repito e reforço mais uma vez – se hidrate! Não espere sentir sede. Tome bastante água ao longo do treino. Vá bem hidratado para o treino. E nem pense em fazer exercício na praia depois de ter consumido bebida alcoólica.
Imprevistos (pedras, mariscos, vidros): preste atenção no local que você vai escolher para a prátcia. Nossa praia é, infelizmente, muito suja. Então palitos, tampinhas, pedrinhas e vidro quebrado podem estar escondido embaixo da areia. Se você estiver descalço ou for se deitar na areia, deve ficar atento para não se machucar.
Dicas de vestuário
Tops: de preferência, que mantenham os seios firmes, para evitar que eles fiquem doloridos pela movimentação excessiva e, também, que gerem alguma sobrecarga nas costas. O uso do biquíni para treinar não é indicado para mulheres com bastante seios.
Legging: “tá muito quente, não dá pra fazer de short/bermuda?”. Até dá... só que vai grudar muita areia no corpo suado, talvez arranhe, machuque, talvez fique desconfortável. Eu sugiro vestir uma calça para evitar essa situação.
Calçado: como o terreno requer menor absorção de impacto, pode-se utilizar tênis minimalistas, ou até descalço. Se for usar algum tipo de calçado, certifique-se que não tem pontos de entrada de areia, para evitar lesões dolorosas pelo atrito da areia contra a pele do pé. Use meias justas e de cano longo, de preferência.
Bonés e viseiras: se for praticar quando o sol estiver muito forte, use bonés e viseiras para aumentar a proteção do rosto e dos olhos. Quem tem o cabelo muito ralo ou fino, deve passar protetor solar na cabeça também. E, apesar de a viseira ser mais confortável por não esquentar tanto, ela também deixa o couro cabeludo diretamente exposto ao sol.
Óculos de sol: use óculos escuros de qualidade, que tenham fator de proteção nas lentes – esse é realmente um investimento necessário. Óculos comprados de ambulantes geralmente não têm proteção solar, o escuro que a lente gera faz com que a nossa pupila abra mais e, consequentemente, os raios UV penetram mais, gerando alto risco de queimaduras na córnea e na retina.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de yoga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.