As temperaturas elevadas e a alta umidade do ar neste verão geram uma combinação de risco para a saúde. Quando o dia está úmido, o suor não consegue evaporar de forma eficiente, e a temperatura do corpo fica mais alta do que deveria, aumentando a necessidade de fluidos.
A dica mais importante é, sem dúvidas, a manutenção da hidratação. Todos os dias perdemos uma certa quantidade de água com suor, urina, fezes e sob a forma de vapor ao respirar. Juntamente com a água, pequenas quantidades de sais minerais também são perdidas.
Parece que essa dica é “chover no molhado”, mas, por incrível que pareça, as pessoas esquecem de beber água. Com maus hábitos de vida, nós perdemos o costume e o gosto por beber água pura – a maior fonte de hidratação que existe. Desaprendemos a ouvir os sinais e sintomas que nosso corpo nos dá, ignoramos a sede. E, muitas vezes, ingerimos em excesso bebidas açucaradas, como sucos e refrigerantes, além de bebidas com cafeína e álcool sem saber que, na verdade, essas bebidas apenas contribuem para aumentar a desidratação do organismo.
É importante consumir cerca de 35 ml de líquidos por quilo do seu peso corporal por dia. Não espere sentir sede para beber água, pois essa sensação já é um sintoma de desidratação.
Além da sede, podemos sentir alguns outros sintomas como: boca seca, sonolência, cansaço, diminuição da produção de urina, pele seca, dor de cabeça, prisão de ventre, tonturas e vertigens. Em casos mais graves, podemos sentir confusão mental, pressão arterial baixa, batimentos cardíacos acelerados, respiração rápida, febre e delírios.
Para trazer alternativas além da água, trago hoje sugestões inusitadas de receitas hidratantes e que podem entrar na soma dos líquidos do dia! Elas são saborosas e nutritivas, mas lembre-se: não podem ser a única fonte de hidratação.
Suchás
São uma mistura saudável e saborosa de sucos e chás! Dá pra fazer pela manhã, levar numa garrafinha e beber ao longo do dia.
Suchá branco com abacaxi
1 xícara de chá branco
2 rodelas finas de abacaxi
10 folhas de hortelã
1 colher (sobremesa) de semente de linhaça
1 pedaço de gengibre
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Suchá hibisco com morango
1 xícara (café) de chá de hibisco
6 morangos
3 folhas de hortelã fresca
½ copo (100 ml) de água
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Suchá verde
½ litro de água
2 colher (chá) de cavalinha
1 folha de couve
1 suco de ½ limão
1 pedaço pequeno de aipo (o talo)
1 fatia média de melão
Prepare o chá de cavalinha (ferva a água com a cavalinha por 3 minutos) e leve para gelar. Bata no liquidificador com os outros ingredientes.
Picolés
São superfáceis de fazer e muito mais saudáveis do que suas versões industrializadas. Dependendo dos ingredientes escolhidos, dá pra comer sem restrições nos dias quentes.
Picolé de frutas
Ingredientes:
3 laranjas
4 morangos
1 kiwi
Modo de preparo:
Prepare um suco com as laranjas. Corte o kiwi e os morangos em pedaços. Distribua os pedaços de morango e kiwi nas forminhas de picolé. Complete com suco de laranja e coloque os palitinhos. Leve ao freezer até congelar.
Picolé de chocolate
Ingredientes:
½ litro de leite de coco
2 bananas (nanica ou prata) em rodelas e congeladas
3 colheres de sopa de cacau em pó
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, coloque nas forminhas de picolé e leve ao freezer.
Picolé verde
Ingredientes:
1 xícara de manga picada
1 xícara de pêssego descascado e picado
2 bananas prata fatiadas
2 xícaras de espinafre cru
1 xícara de água de coco ou suco de laranja
Modo de preparo:
Bata bem no liquidificador, coloque nas forminhas e leve para congelar.