Os shots de saúde são doses pequenas de bebidas, superconcentradas em nutrientes. Você ingere num gole só! Eles são feitos de alimentos ricos não só em vitaminas e minerais, mas também em substâncias altamente anti-inflamatórias e antioxidantes.
Podemos usar diferentes combinações, para diversos objetivos, dependendo da hora do consumo desses shots. Por exemplo, é possível utilizar canela e gengibre, que são ativadores do metabolismo, em jejum de manhã ou nas primeiras horas da tarde, que são os horários que geralmente sentimos mais sono.
Ou ainda tomar um shot rico em vitamina C após o almoço e o jantar, para potencializar a absorção de alguns nutrientes, como o ferro. Ou até shots ricos de nitratos, para antes de exercícios aeróbios, pois esse composto aumenta a capacidade de resistência.
Veja quatro receitas de shots e as indicações de quando consumir as bebidas:
Manhã
Para acordar bem disposto e dar um up no sistema imunológico, sugiro combinar limão (rico em vitamina C) e gengibre (contém gingerol, que tem alta ação anti-inflamatória). Se quiser dar uma incrementada, pode adicionar chlorella ou spirulina, que são algas riquíssimas em substâncias antioxidantes, além de aminoácidos, vitaminas e minerais. Consuma em jejum.
Ingredientes:
1 unidade de limão grande espremido
1 pedaço de gengibre de 5 cm
½ colher (chá) de chlorella em pó ou spirulina em pó (opcional)
Preparo:
Ferver durante uns cinco minutos o gengibre em água. Leve à geladeira para esfriar (esse chá gelado de gengibre você pode deixar pronto na geladeira de um dia para o outro). Na hora do consumo, misturar o sumo do limão e, se for acrescentar, alguma alga em pó.
Tarde
Para dar um gás naquele horário pós almoço, no início da tarde, quando dá uma bobeira e uma vontade de dormir, sugiro um chá-shot de ervas com pimenta! Essa combinação também auxilia a digestão, diminuindo o “peso” no estômago depois de almoçar. Indico que seja consumido uma hora após o almoço.
Ingredientes:
200 ml de água
1 folha de erva doce
5 folhas de hortelã
1 colher (café) de pimenta caiena em pó
Preparo:
Ferva a água e desligue o fogo, misture os outros ingredientes e tampe. Deixe descansando por uns dez minutos e beba em seguida. Se quiser, pode fazer pela manhã para levar pro trabalho, deve ser consumido no mesmo dia.
Noite
Para ajudar relaxar e pegar no sono, você pode usar o própolis, que é uma substância produzida por abelhas, para defesa da colmeia, que tem propriedades fungicidas e antibióticas. Mas, se você é vegano, como eu, podemos utilizar um produto que está virando modinha entre as famosas, mas que é da cultura milenar indiana: o Golden milk.
Esse “leite dourado” é um pó pronto encontrado em lojas de produtos naturais e mistura substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e que combatem o estresse e a insônia.
Ingredientes do shot de própolis:
20 gotas de própolis
1 colher (sopa) de água
Meio limão espremido
Preparo:
Misturar tudo e tomar em um gole só (é bem amargo).
Ingredientes do shot de Golden milk:
50ml de bebida vegetal
½ colher (chá) de Golden milk
Preparo:
Aqueça o leite e misture o Golden milk. Beba em seguida.
Antes do exercício
A beterraba é rica em nitrato, substância que ajuda a aumentar a resistência ao exercício aeróbio. A água de coco é rica em eletrólitos e também fornece carboidratos para serem utilizados no exercício (e poupar nossos estoques). Beba cerca de 30 minutos antes do exercício.
Ingredientes:
½ unidade de beterraba média
1 rodela grande de gengibre (10 g)
½ maçã pequena
100ml de água de coco
Preparo:
Bater os ingredientes no liquidificador, coar e beber em seguida.
Mas fica o alerta: essas estratégias só funcionam para potencializar os hábitos de vida saudável. Se você não se alimenta bem, não faz exercícios físicos, não tem uma boa noite de sono, não vai ajudar em nada!
Leia mais:
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de yoga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.