O macarrão é um dos pratos mais apreciados e também mais versáteis que podemos encontrar. Com diversos formatos e molhos, as receitas podem ser as mais variadas possíveis. Porém, para muitos, o macarrão é visto como um vilão na hora de manter o peso.
Por ser fonte de carboidratos, o ideal é que o prato de massa seja acompanhado de proteínas e legumes, para proporcionar mais saciedade e afastar a fome por mais tempo. Além disso, optar por molhos mais simples, como o de tomate e maneirar no queijo ralado também ajudam a se manter na linha sem abrir mão de um bom prato de espaguete.
Confira algumas dicas para turbinar a sua massa e manter o macarrão no cardápio:
- Sempre que possível, prefira as massas integrais.
- Não deixe o macarrão cozinhar demais, cozinhe sempre um ou dois minutos a menos do tempo indicado na embalagem.
- Sirva o macarrão acompanhado de proteínas magras e legumes. Assim, você vai ficar saciado por mais tempo do que se comesse um simples espaguete ao alho e óleo.
- Acrescente cenoura ao molho de tomate. A cenoura não altera o sabor do molho e ainda acrescenta mais fibras e vitaminas.
- Para os dias mais quentes, opte por uma salada de macarrão fria, com legumes, atum e ovos cozidos.
- Hoje já é possível encontrar massas feitas de arroz, milho e grão-de-bico, feitas especialmente para pessoas com intolerância ao glúten. Mas você também pode experimentar essas massas, que são também muito nutritivas.
- Evite os molhos cremosos, como o molho branco e o quatro-queijos. Fique atenta também ao molho pesto tradicional, feito com muito azeite, queijo e nozes, o que o torna muito calórico.
- Sempre que optar por comer macarrão, evite outros alimentos ricos em carboidratos, como arroz e batata.
- Não acrescente óleo à água de cozimento da massa, pois isso faz com que o molho “escorregue” e fique todo no fundo do prato.
- Experimente substituir algumas folhas de massa de lasanha por fatias finas de berinjela ou abobrinha.
- Já existem muitas receitas de nhoque que substituem a batata por abóbora ou aipim, o que pode tornar seu prato ainda mais nutritivo.
- Você pode preparar seu próprio molho de tomate em casa e congelar em porções menores para usar sempre que quiser.
Bolonhesa clássico com espaguete integral
Todos nós precisamos daquela comidinha especial para aquecer a alma de vez em quando. Esse espaguete à bolonhesa é perfeito pra isso.
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de azeite de oliva
- 1 cebola grande picada
- 1 cenoura média picada
- 3 dentes de alho picados
- 450g de carne moída magra
- 2 latas de tomate-pelado, com suco, levemente amassados
- ¼ colher de chá de sal
- ¼ colher de chá de pimenta-calabresa em flocos
- ¼ colher de chá de manjericão fresco picado
- 3 xícara de espaguete integral cozido
Modo de preparo
- Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente em fogo médio. Acrescente a cebola, a cenoura e o alho. Refogue, mexendo constantemente, por aproximadamente 6 minutos, até a cebola ficar transparente.
- Adicione a carne à frigideira. Mexa, quebrando todos os grumos, e deixe cozinhar por aproximadamente 4 minutos, até ficar dourada.
- Acrescente os tomates amassados com o suco, o sal, a pimenta e o manjericão. Reduza o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, até o molho engrossar um pouco.
- Espalhe o molho sobre o espaguete cozido e sirva. Cada porção equivale a ½ xícara de espaguete e 2/3 de xícara de molho bolonhesa.
DICA: Você pode manter o molho que sobrar refrigerado por até 3 dias ou congelado por até 2 meses.
Pasta alla Norma
Essa receita clássica é tão boa que você vai querer fazer sempre.
Ingredientes:
- 1 berinjela média, cortada em rodelas finas
- 1 jato de óleo spray
- ¾ colher de chá de sal
- ½ colher de chá de azeite de oliva
- 1 dente de alho picado
- 2 tomates grandes, maduros, grosseiramente picados
- ¼ colher de chá de pimenta-calabresa em flocos
- 1/8 colher de chá de pimenta-do-reino em pó
- ½ xícara de água quente
- 230 g de macarrão penne, cozido de acordo com a embalagem
- 2 colher de sopa de manjericão fresco
- 100 g de parmesão ralado light
Modo de preparo:
- Preaqueça o forno a 220°C.
- Arrumes as rodelas de berinjela em uma assadeira, cubra com o óleo spray, adicione ½ colher de chá de sal e misture. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, mexendo na metade do tempo e reserve.
- Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho por 1 minuto. Adicione o tomate e cozinhe por mais 1 minuto, mexendo sempre. Acrescente o restante do sal, a pimenta-calabresa, a pimenta-do-reino e a água. Deixe cozinhar por mais 3 minutos, até o caldo reduzir.
- Divida a massa cozida em pratos, adicione as berinjelas, o molho e finalize com o manjericão e o queijo ralado. Cada porção equivale a 1 ½ xícara.
Leia mais