Não é novidade nenhuma aquele monte de pessoas correndo no fim das tardes ou no sábado pela manhã seja em parques, dando a volta em shoppings ou em alguma beira-mar. Mas ao que tudo indica, isto pode ser só uma impressão. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Esporte, 45,9% da população brasileira é sedentária – superando o de países como dos Estados Unidos e da China – problema que também é uma das causas de doenças multifatoriais, como a obesidade. Por isso, a prática de atividades físicas deve fazer parte do dia a dia para que os benefícios sejam reais e duradouros. – É necessário criar o hábito de fazer atividade física, que deve estar atrelado a outros fatores, tais como uma alimentação saudável, contemplando todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo – explica. – Uma pessoa que pratica atividades físicas vai sete vezes menos ao médico do que aqueles que são sedentários – diz Atalla.
Os motivos variam entre falta de tempo e de vontade. Segundo o preparador físico Marcio Atalla, o ser humano é um ser poupador de energia e o exercício não é inato.
Segundo ele, para ter bons resultados, o exercício deve ser praticado com regularidade. Seja uma caminhada diária e intensa de 30 minutos à prática de natação três vezes por semana, o importante é o fato de estar em movimento sem esquecer da alimentação balanceada. Vale lembrar que o corpo depende de todos os nutrientes para responder às atividades físicas.
– Ingerir alimentos com açúcar pré e pós-treino é uma boa opção, já que o ingrediente é uma ótima fonte de energia e prazer e faz com que o corpo sinta-se bem para começar a se movimentar – indica.
Para ajudar as pessoas se exercitarem com regularidade, Atalla aponta seis motivos para de manter-se ativo:
1. Longevidade
As pessoas que praticam exercícios vivem mais, pois ajuda no controle de doenças e na manutenção de níveis bons de colesterol, de pressão arterial e de glicemia.
2. Autonomia
Com os exercícios, outras atividades do dia a dia tornam-se mais fáceis porque o corpo passa a ganhar força e resistência muscular. O sistema imunológico também fica mais forte.
3. Economia
O movimento está relacionado à medicina preventiva, ou seja, os benefícios das atividades são tantos que até podem evitar gastos médicos no futuro, já que o corpo permanece mais forte e resistente.
4. Autoestima
Fazer exercício libera endorfina, melhora a postura e deixa o corpo e a pele mais bonita, refletindo na autoconfiança e no bem estar consigo mesmo.
5. Sociabilidade
O exercício proporciona a criação de uma rede de pessoas que gostam de praticá-los juntas, seja na academia, no parque ou em qualquer outro espaço, promovendo encontros prazerosos.
6. Estética
Quem não quer ter um corpo bonito? O padrão de beleza é individual, mas as atividades físicas contribuem para qualquer gosto, principalmente, para quem busca o emagrecimento ou o fortalecimento dos músculos.