Com o coronavírus se espalhando pelo país, estamos ficando cada vez mais tempo em casa. Para trazer energias positivas para dentro do lar, que tal seguir algumas dicas de Feng Shui?
A corrente de pensamento oriental antiga tem como objetivo criar ambientes harmônicos e equilibrados, buscando conservar as influências positivas dentro dos espaços. Literalmente, a expressão significa "vento e água", pois representa a respiração e a circulação dos lugares construídos.
— Para os orientais, a casa é um organismo vivo, como um corpo. A respiração e a circulação são fundamentais para a boa energia estar presente na saúde dos locais. O objetivo é desenvolver essa conexão entre a pessoa e o lugar que ela habita. Seja sua residência ou seu espaço de trabalho — explica Marilda Romero, especialista em planejamento ambiental e Feng Shui.
Veja as dicas da profissional para atrair as melhores vibrações para seu lar:
Limpe a casa
Tudo começa a partir de um processo de limpeza e seleção de objetos.
— Limpar a casa é uma das mais importantes ações do Feng Shui, pois é uma forma de elevar a energia vital da casa, a energia de vida e a energia dos moradores — afirma Marilda.
Como explica a profissional, quando os ambientes ficam sujos, acabam mantendo uma grande quantidade de energia psíquica como conversas, conflitos e as dificuldades pelas quais as pessoas que ali habitam já passaram.
O acúmulo de poeira pode levar ao estresse e ao esgotamento dos níveis de energia, de acordo com a especialista, emperrando movimentos que são naturais da vida. Se você sente que precisa de um novo estímulo, é importante faxinar a casa.
— Ao varrer e limpar, visualize que os desafios estão sendo varridos e retirados do ambiente — recomenda.
Abra as janelas
A atitude convida a boa energia para entrar na casa. Essa troca também facilita a circulação mais fluida de energia dentro do próprio ambiente.
— É importante que essa circulação aconteça nas primeiras horas da manhã, quando a energia precisa ser renovada depois de uma noite dormida no local — esclarece Marilda.
Manter janelas e vidros abertos, pelo menos entre dez e vinte minutos diariamente, já ajuda a circular melhor a energia.
— Para renovar as vibrações, torná-las mais positivas — diz.
Aposte em plantas
Para aumentar a energia mental e ativar a parte de conhecimento e raciocínio, o indicado é reunir um número ímpar - que movimenta a energia - de vasos de plantas. Coloque-as próximo ao escritório ou ao lugar destinado a estudo e trabalho.
— Essa energia, que chamamos de energia viva, favorece a expansão e a produção de novas ideias e pensamentos. Torna a mente mais ativa. Também pode ser usada na sala, para ajudar a melhorar a comunicação da casa — indica Marilda.
Selecione cinco objetos para colocar na sala
A dica da Marilda é utilizar, na sala de estar, os cinco elementos de Feng Shui que fazem parte de um sistema de estímulos. Neste caso, são usados para estimular a harmonia familiar.
Escolha cinco objetos decorativos que você já tenha em casa, cada um com uma das cores abaixo. Pode ser uma capa de almofada, uma manta sobre o sofá ou vaso. Seja criativa!
- Azul: representa a água. Fortalece o fluido das emoções, assim as pessoas ficam mais relaxadas. Também estimula o movimento.
- Verde: representa a madeira. Favorece o crescimento e a criatividade.
- Vermelho: representa o fogo. Tem a intenção de trazer impulso de criação e sucesso para a família.
- Amarelo ou laranja: representam a terra. Traz maior estabilidade e segurança.
- Cinza ou branco: representam o metal. Ajuda nas finanças, comunicações e na confiança.
Espalhe os objetos pela sala para melhor circulação no local.
Tire os eletrônicos da tomada à noite
À noite, antes de dormir, desligue todas as luzes dos aparelhos eletrônicos, mesmo as de "stand by" - aqueles pontinhos de luz que permanecem acesos. A dica é tirar os equipamentos das tomadas.
Quando essas luzes permanecem ligadas, há uma interferência na influência eletromagnética dentro da casa. Mesmo que você não esteja no cômodo em que se encontra a iluminação, ela pode interferir na qualidade do seu sono e no repouso da energia do próprio ambiente.
Como, durante o dia, ligamos muitos equipamentos, é importante que a casa também possa descansar durante a noite. Sempre que possível, diminua ao máximo essas pequenas claridades para reduzir o estresse residencial.