Apaixonados por paisagismo já sabem: plantas não precisam seguir modismos. Basta que os cuidados necessários se encaixem na rotina da dona da casa e no ambiente escolhido.
A bióloga e paisagista Adriana Schuler, da Bendito Verde Paisagismo, escolheu este trio que vai fazer bonito na sua casa:
Samambaia
É a queridinha do décor há algumas temporadas. Vale dar sempre uma atenção especial para a rega, pois é uma espécie que gosta de bastante umidade no solo (quanto mais seca, fica com as folhas amareladas).
Evite lugar com muito vento ou que tenha forte incidência solar. As samambaias curtem o solzinho da manhã e, quando localizadas em ambientes internos, procure posições bem iluminadas. Na foto acima, ficaram lindas na estante projetada pela arquiteta Andrea Mu.
Pacová
As folhas grandes e brilhosas da pacová são destaque em qualquer ambiente (veja na foto ao lado).
Mas é preciso cuidar para não regar de forma excessiva, pois pode ficar com aparência caída e mais amolecida. Também é importante evitar um contato muito direto com o sol.
Vale a dica de Adriana Schuler quanto à adubação da planta: de seis em seis meses com NPK (nitrogênio, fósforo e potássio).
Costela-de-adão
Impossível falar de costela-de-adão e não pensar em um ambiente com toque muito chique. No inverno, a planta até curte um sol da manhã, mas, no verão, opte por claridade apenas.
Não é preciso regar tanto quanto a samambaia, embora goste de umidade – se plantada em vasos, é bom ficar atento a uma boa drenagem.
Como suas folhas são tóxicas, deve ser usada com muito cuidado (ou até evitada) em casas com crianças ou pets.