
O friozinho chegou, mas não é preciso abrir mão de um jardim ou de uma varanda com muitas cores. Além de cuidados específicos, como regar as plantas nas horas menos frias do dia, dá para investir em espécies bem resistentes nesta época do ano.
– Também certifique-se se não estão com o solo e as raízes muito úmidas no período de mais frio, durante a noite e ao amanhecer – ensina a bióloga e paisagista Adriana Schüler, titular da Bendito Verde Paisagismo.
A pedido da Revista Donna, Adri escolheu cinco plantinhas que ficam lindas quando as temperaturas caem. E ensina como deixá-las com a saúde e o visual em dia.
Camélia

A camélia é um arbusto formado por uma folhagem brilhante que se mantém firme o ano todo e, no outono e inverno, cobre-se de uma linda floração. É muito resistente ao frio e às geadas. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas devem ser frequentes nos primeiros meses após o seu plantio e, depois, podem ser mais espaçadas.
Azaleia

A azaleia é bastante resistente a situações adversas e consegue florescer em pleno inverno até o início da primavera. Também não é muito exigente: um ambiente com meia-sombra é suficiente para o desenvolvimento da planta. É preferível utilizar solo adubado com composto orgânico para aumentar as chances de uma floração próspera. Também é indicado misturar um pouco de areia na terra para ajudar a planta com a drenagem de água.
Hortênsia

Planta rústica que exige poucos cuidados, mas preferencialmente deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica e regada com frequência. Evite plantar hortênsias junto a árvores ou outras plantas com as quais ela possa competir pela umidade. No inverno, deve ser adubada com orgânicos para estimular seu crescimento.
Agapanto

O agapanto é uma planta rústica, resistente e de baixíssima manutenção, que deve ser cultivada a pleno sol, em solo rico em matéria orgânica e com regas regulares. É recomendado que a fertilização anual seja feita no final do inverno, estação à qual o agapanto resiste sem muitos problemas, já que é capaz de tolerar as baixas temperaturas, as geadas e as estiagens de curtos períodos. Após a época de temperaturas baixas, o agapanto presenteia o espaço com numerosas flores. Suas inflorescências são muito duráveis.
Glicínia

Ideal para jardins com pergolados ou cercas vivas, as glicíneas conferem extrema beleza e elegância com suas pencas em cor vibrante. Têm inflorescências longas, carregadas de numerosas flores suavemente perfumadas e são muito apreciadas pelas abelhas. Podem ser cultivadas em regiões quentes, mas têm um melhor desempenho e florescem normalmente após o último frio intenso do inverno. Gostam de solo úmido e bastante luz direta (pelo menos quatro horas por dia).