Adiar a troca do piso por causa da bagunça que uma obra dentro de casa provoca é um problema que pode ter uma solução parcial. Mesmo mexendo um pouco na rotina e criando alguma sujeira, alguns materiais são mais práticos pelo fato de sua instalação ser feita sobre o antigo piso – pulando a fase do quebra-quebra.
É importante, porém, ter uma avaliação profissional prévia para avaliar se o material preexistente está em boas condições (leia-se sem desníveis que podem marcar a nova superfície).
A boa notícia é que o mercado apresenta cada vez mais opções que atendam a essa demanda. As arquitetas Fernanda Fleck, do escritório Ambientta, e Ronize Brancalione, do Quadrilha Arquitetura e Design, selecionaram algumas:
Cerâmica e porcenalato
Se a cobertura de piso e paredes em cerâmica ou porcelanato estiver perfeitamente nivelada, firme, sem rachaduras, infiltrações ou peças soltas, é possível fazer a sobreposição com material novo, explica a arquiteta Fernanda Fleck. Para a instalação, é necessário usar argamassa específica para sobreposição, que tem maior capacidade de aderência e secagem mais rápida.
Rodapés em dia
A colocação de novos rodapés costuma ser simples e rápida, pois muitas marcas têm as réguas prontas, dispensando a necessidade de pintura. Se a opção for retirar as peças velhas, o risco de lascar a tinta da parede é grande. Então, recomenda-se usar modelos mais altos do que o anterior. Alguns tipos em poliestireno, madeira e MDF já vêm com espaço para passagem de fios e cabos de antena e telefonia, o que o deixa ainda mais prático.
Piso vinílico
O piso vinílico é rápido de instalar e versátil na hora da sobreposição. Segundo a Tarkett, fabricante desse tipo de revestimento, o contrapiso ou o piso existente deve estar perfeitamente seco, plano e firme para receber o material.
Pode ser assentado sobre cerâmica, pedras, porcelanato e cimento, bastando passar uma massa niveladora para que rejuntes antigos não fiquem marcados. Se a cerâmica ou o porcelanato forem do tipo brilhante, antes da massa niveladora deve ser usado um primer para melhorar a aderência à base.
Porcelanato líquido
Os pisos contínuos ou monolíticos, chamados assim por não ter rejuntes nem emendas, são outra alternativa para a sobreposição. Comumente chamadas de porcelanato líquido, as resinas epóxi e de poliuretano diferem entre si pela composição química e a forma de aplicação e podem ser usadas sobre diferentes tipos de pisos, mas não se aconselha usar em cima de madeira. O processo tem várias etapas, entre as quais o perfeito nivelamento do piso antigo, por isso, é imprescindível chamar um profissional.