Depois de um grande impacto no turismo, por conta da enchente em maio – que praticamente zerou o movimento na região – a serra gaúcha busca opções para fomentar as visitas de turistas.
Um dos projetos é o TurisPass, que tem à frente a Turistur Gramado, um dos principais receptivos de turismo da região que completa esse ano três décadas de atuação. Com o passaporte, o visitante tem ingressos gratuitos para parques, brindes e descontos de até 70% em atrativos de Nova Petrópolis, Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. São mais de 70 atrações (com opções também fora da Serra).
O TurisPass pode ser adquirido por R$ 49 no site turistur.tur.br ou com agências e operadoras em todo o país. Mais informações pelo telefone ou WhatsApp (54) 99166-0842.
Outra iniciativa é a campanha Apaixone-se por Canela, que vai até o dia 12 de julho e é liderada pelo grupo Canela Hotéis e Pousadas. São 12 empreendimentos de hospedagem daquela cidade que, ao comprar uma ou mais diárias, de domingo à quinta-feira, o cliente ganha uma diária a mais de graça. Já de quintas a domingos é possível encontrar ótimos descontos.
As promoções são válidas para reservas diretas nos sites dos hotéis e pousadas e podem ser conferidas no perfil do Instagram @canelahoteisepousadas.
Homenagem a Mercedes Sosa
Uma ótima dica para terminar o fim de semana é o Domingo Clássico que rola neste fíndi na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280), às 19h, com entrada franca.
O projeto traz a Orquestra de Câmara da Ulbra com uma homenagem a uma das mais importantes vozes da América Latina: Mercedes Sosa. Serão canções interpretadas por Tatiéli Bueno, com arranjos inéditos, desenvolvidos especialmente para este concerto.
A regência é de Tiago Flores com a participação de Ricardo Arenhaldt, na percussão. Haverá distribuição de senhas no local, a partir das 18h.
Trem do Pampa
A gente ama um trem, não tem como negar. E taí a novidade esperada por quem também adora a nossa Fronteira: o Trem do Pampa inicia suas viagens no dia 20 de julho em Sant’Ana do Livramento, fronteira gaúcha com a cidade de Rivera, no Uruguai.
O novo roteiro na região da campanha gaúcha e fronteira com o Uruguai terá saídas aos sábados. Os vagões batizados de Tannat e Cabernet – uvas cultivadas na região – irão receber artistas locais com apresentações musicais e culturais, além de degustação de vinhos.
O percurso tem 20 quilômetros saindo da estação central de Sant’Ana do Livramento e chegando na de Palomas, onde ocorre a visita à vinícola Almadén, da Miolo Wine Group (onde está um free shop dos vinhos da empresa, todos com um desconto muito interessante). O retorno é feito com transfer rodoviário, incluso no ticket. O visitante faz primeiro o trecho de trem e volta de ônibus ou ao contrário.
Os ingressos custam R$ 135. Crianças de seis a 10 anos têm 50% de desconto. Informações e reservas em tremdopampars.com.br.
Reconstruindo bibliotecas
Até o momento, a estimativa é de que mais de 100 mil livros foram destruídos pelo alagamento de maio. Dezenas de bibliotecas perderam seus acervos.
Por isso, uma campanha muito bacana da TAG –cuja sede em Porto Alegre também foi atingida pela enchente – e dos seus parceiros arrecada livros para reconstrução de acervos de bibliotecas atingidas pela inundação no Rio Grande do Sul.
Em parceria com o Instituto Cervantes e a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS), a campanha Juntos pela Leitura no RS está arrecadando obras de ficção, clássicos e/ou contemporâneos e assuntos gerais, além de literatura infantil e infantojuvenil.
As editoras parceiras podem doar livros novos; e a comunidade leitora, livros usados em bom estado, 100% legíveis, sem manchas ou sujeira. Quem desejar ajudar pode entrar em contato com a TAG pelo link gzh.digital/AjudaRS.