O penteado baby hair não é necessariamente uma novidade. O visual se popularizou nos Estados Unidos por volta dos anos 1920 entre mulheres negras e latinas e virou hit nos anos 1990 com a moda streetwear. Agora, mais uma vez, está em alta e é queridinho de famosas como Rihanna, Zendaya e Lizzo.
Em tradução literal, quer dizer "cabelo de bebê". Na prática, são aqueles fiozinhos novos e curtos que crescem próximo ao rosto (e, muitas vezes, são difíceis de controlar!). Estão por toda a cabeça, mas chamamos de baby hair especificamente os que ficam na área da recessão frontal, onde aparecem mais. Foi a comunidade negra a responsável por dar forma a esses fios, valorizando o cabelo afro. O visual faz mais sucesso entre as cacheadas e crespas, mas as lisas também estão aderindo.
— Vai bem em qualquer penteado — garante a cabeleireira Roberta Cruz, do Octopus Coletivo da Beleza.
Como fazer?
Para estilizar, a dica da cabeleireira é molhar os fiozinhos com a ajuda de um borrifador. Utilize algum produto que ofereça fixação, como gel líquido, geleia ou gelatina capilar. Na finalização, o indicado é penteá-los com a ajuda de uma escova pequena para que fiquem alinhados - uma escova de dentes utilizada apenas para esse fim é uma ótima alternativa. Por fim, modele conforme desejar.
— Você pode optar por penteados como rabos de cavalo, coques, tranças, e penteá- los, modelando e dando diversas formas — indica Roberta.
O cabeleireiro Jonathas Diniz, do salão Cubo, acrescenta: a sugestão é começar a produção com poucos fios, nas "costeletas". Modele aos poucos enquanto acrescenta mais cabelo, na direção da testa.
— Nos fios mais ondulados ou crespos temos mais facilidade para fazer. Em relação ao penteado, os presos funcionam mais, pois deixam o baby hair mais aparente — aconselha.
Listamos algumas famosas que exibiram o visual nas redes sociais recentemente para inspirar você a experimentar o penteado. Confira: