Dificilmente encontraremos alguém que não goste de pizza. Seja qual for o sabor, desfrutar de uma boa fatia é sempre uma baita ideia. Pelo menos é o que nós e milhões de pessoas pensamos, já que Nova York e São Paulo, duas das cidades mais populosas do mundo, lideram a lista de lugares que mais consomem pizza no mundo inteiro. Acredite se quiser, mas não é na Itália onde as pessoas mais apreciam a iguaria.
Foi na capital paulista que o 2º Campeonato Nacional de Pizzaiolos, organizado pelo Instituto ConPizza, premiou profissionais na feira ANUFOOD, no início deste mês. Um deles é o pizzaiolo formado pela Scuola Italiana Pizzaioli, Heitor Benatti, de Caxias do Sul, é padeiro artesanal e especialista em pizzas napolitanas e romanas. Ele nos ensinou a preparar uma pizza Marguerita na Temporada Gourmet de Super Andreazza no ano passado.
Vencedor do campeonato na categoria de pizza romana, Heitor agora levará sua especialidade para o campeonato internacional Pizza Challenge, em Las Vegas, onde acontece a International Pizza Expo 2024.
— [Ganhar] foi uma sensação de leveza, mostrando que o trabalho está sendo bem feito, reconhecido, no caminho correto, provando meu amor pelo que faço. Las Vegas será mais um grande salto. Agora é pensar na estratégia para construir uma bela massa e uma cobertura diferente. Estudar e estudar — afirma Heitor.
Para se consagrar campeão, o chef arriscou na escolha do sabor. Com creme de pistache, mascarpone, redução de framboesa, pistache torrado e raspas de limão siciliano, Heitor surpreendeu os jurados com uma bela pizza romana doce.
— Como já estive do lado dos jurados em algumas competições, como no Campionato Mondialle Della Pizza Selections, quis apostar em algo surpreendente e ousado, trazendo com poucos ingredientes uma construção de sabores — explica.