O nova-iorquino Eric Finkelstein estabeleceu no final de 2022 o recorde mundial, pelo Guinnes World Records, do maior número de restaurantes com estrela Michelin visitados em 24 horas. Foram 18 lugares em um único dia, com o requisito de completar todo o trajeto pelo transporte público ou a pé.
Segundo matéria publicada no Guinnes World Records, a ideia de ser a primeira pessoa a realizar esse feito surgiu depois que ele se mudou de Nova Iorque, durante a pandemia. Sua saída o fez ver todas as experiências gastronômicas que havia perdido em sua cidade-natal.
Em 2021, quando voltou para a Capital, decidiu investir na gastronomia local e unir seu amor pela comida com um grande desafio. Foram meses de preparação, a começar pelas reservas – o maior dos desafios.
Eric contatou mais de 80 restaurantes estrelados na cidade, mas só recebeu resposta de 10. Depois de muitas tentativas por e-mail e telefone, finalmente conseguiu as 18 reservas. O roteiro começou no Le Pavillon, um restaurante de cozinha contemporânea, onde ele comeu uma salada de abacate grelhada.
Passou pelo Caviar Russe, onde o carro-chefe é o caviar, pelo Tuome, um menu de fusão asiática e pelo Aquavit, uma cozinha escandinava com duas estrelas Michelin. Além de outros restaurantes, como os de culinária espanhola, francesa e contemporânea. O total da conta deu U$ 494, aproximadamente R$ 2.560.
Um pouco mais sobre recordes gastronômicos você ouve no 105º episódio do Foodcast, onde Lela, Diogo e Anahís comentam essa e outras tendências da gastronomia.
SOBRE O FOODCAST
O Foodcast é o podcast produzido pela equipe do Destemperados. De forma descontraída, compartilhamos curiosidades sobre temas da gastronomia e tendências do cenário. Esperamos que vocês se divirtam!
Os episódios são gravados no Studio Destemperados, o espaço de produção de conteúdo da plataforma, em Porto Alegre. A iniciativa tem o patrocínio master do Santander, banco que mantém amplo incentivo à gastronomia, uma cadeia produtiva repleta de empreendedores que geram empregos, renda e promovem uma cultura genuinamente brasileira.
A ideia é que o Studio seja o cenário de toda a criação de conteúdo que o público já conhece: receitas, entrevistas, vídeos, fotos, gravações do Foodcast e do Destemperados FM.