Se existe uma receita que deu certo foi a aposta de grandes estúdios e emissoras em produções sobre o universo da culinária. Fizemos uma seleção de filmes que você precisa conhecer
A festa de Babette (1987)
Vencedor do Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro, em 1988, A Festa de Babette conta a história de duas filhas de um pastor que contratam uma parisiense como cozinheira. Anos depois, as irmãs decidem comemorar o centenário do pastor, e a cozinheira lhes oferece um banquete inesquecível.
Chocolate (2000)
Uma jovem (vivida por Juliette Binoche) chega a uma pequena cidade da França com sua filha e abre uma loja de chocolates. A população não a vê com bons olhos, mas, aos poucos, começa a desfrutar de seus maravilhosos produtos.
A fantástica fábrica de chocolate (2005)
Baseado no conto de Roald Dahl, este cômico e fantástico filme leva um pequeno grupo de ganhadores de uma competição, a um passeio na mágica fábrica do excêntrico Willy Wonka, interpretado por ninguém menos que Johnny Depp.
Estômago (2007)
Raimundo foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas, ele transforma o bar num sucesso. O dono de um conhecido restaurante italiano da região, contrata-o como assistente de cozinheiro.
Ratatouille (2007)
A animação, vencedora do Oscar de 2008, conta a história de Remy, um ratinho muito fofo que reside em Paris e tem um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária.
Disponível no Disney+
Julie & Julia (2009)
Interpretado por duas grandes atrizes, Meryl Streep e Amy Adams, o longa aborda a história da novaiorquina Julie Powell, que embarca em um dedicado e desafiador projeto: preparar as 524 receitas do livro de culinária de Julia Child.
Today’s Special (2009)
Samir é o sous chef de um badalado restaurante francês em Manhattan, até que ele se frustra e pede demissão. O plano agora era estudar gastronomia francesa em Paris, o que não ocorre pois seu pai sofre um ataque cardíaco, e ele deve tomar conta do restaurante indiano da família, Tandoori Palace. O problema é que o conhecimento que Samir tem da culinária indiana é bem limitado. Mas tudo muda quando ele conhece um motorista de táxi, que diz ter sido um grande chef na Índia. Samir passa a aprender que cozinhar não é apenas seguir receitas, mas também o coração.
Comer, rezar e amar (2010)
Baseado no best-seller homônimo da Elizabeth Gilbert, a história adaptada para o cinema é uma autobiografia intensa e surpreendente. Interpretada por Julia Roberts, Liz resolve ousar e sair da sua zona de conforto ao embarcar em uma busca de autodescoberta que a leva a viver algumas experiências gastronômicas.
Românticos Anônimos (2010)
Não tem chocólatra que não ame esta comédia romântica. Benôit Poelvoorde e Isabelle Carré interpretam o casal protagonista que têm em comum, além do amor pelo chocolate, o romantismo e a timidez. Ele é dono de uma fábrica de bombons, ela é uma chocolateira talentosa. Em meio a muitas dificuldades, os dois se aproximam e compartilham suas paixões.
Toast: A História de uma Criança com Fome (2010)
Baseado na biografia do chef Nigel Slater, Toast é situado na década de 1960, e acompanha a vida de um rapaz que, ao perder a mãe, enfrenta dificuldades de se relacionar com o pai e a madrasta, buscando na culinária uma forma de se expressar e superar as dificuldades.
Como um Chef (2012)
Dirigido pelo francês Daniel Cohen, conta a história de Jacky Bonnot, um cozinheiro amador, que tem o sonho de ser bem-sucedido em um restaurante de classe. Face à sua situação financeira, é obrigado a trabalhar em pequenos empregos de cozinheiro que não chegam a satisfazê-lo. Até o dia em que encontra Alexandre Lagarde um chef altamente conceituado.
Os Sabores do Palácio (2012)
O filme mostra a história de Hortense Laborie, uma respeitada chef que é pega de surpresa ao ser escolhida pelo presidente da França para trabalhar no Palácio de Eliseu. Seus pratos conquistam o presidente, mas ela terá sempre que se manter atenta, afinal, os bastidores do poder são cheios de armadilhas.
The Lunchbox (2013)
The Lunchbox é um filme indiano delicado e minimalista, diferente do que imaginamos dos longas produzidos em Bollywood. Irrfan Khan, que participou de As Aventuras de Pi (2012) e de Quem Quer Ser um Milionário (2008), interpreta um dos protagonistas.
Chef (2014)
Comédia americana sobre Carl, um chef muito famoso de Los Angeles, que enfrenta problemas com o dono do local por querer inovar no cardápio. Um dia, um renomado crítico gastronômico vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior, a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa para reiniciar a vida.
Sushi a la mexicana (2014)
Depois de participar de centenas filmes de Hollywood nos postos de edição e efeitos visuais, Anthony Lucero estreia como diretor neste longa. A história aborda a trajetória de Juana, uma mãe solteira que tem habilidade em cortar com extrema facilidade qualquer tipo de alimento. Após trabalhar em um hortifruti por anos, ela recebe uma proposta de emprego em um restaurante japonês que irá mudar sua vida para sempre.
Disponível no Netflix
Pegando Fogo (2015)
O chef de cozinha Adam Jones, interpretado por Bradley Cooper, é um dos mais respeitados em Paris. Seu envolvimento com álcool e drogas fez com que sua carreira fosse ladeira abaixo. Então, Jones parte para Londres disposto a recomeçar e conquistar a tão sonhada terceira estrela no guia Michelin.