SAFRA DAS SAFRAS
A Avaliação Nacional de Vinhos reconheceu a safra de 2020 como uma das melhores da história. Isso porque, neste ano, o clima favoreceu e muito a produção das uvas. Tivemos primavera e verão com chuva abaixo do normal e o clima seco ajudou a alta concentração de açúcar na uva, boa pigmentação e quantidade de compostos fenólicos, como taninos e sanidade, favorecendo uma maturação longa e completa. Essa avaliação é promovida pela Associação Brasileira de Enologia e, em 2020, participaram 56 vinícolas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e São Paulo. No total, foram inscritas 395 amostras de bebidas, e dessas, 16 foram selecionadas. Os vinhos foram avaliados em oito sessões no mês de setembro.
Episódio: #66
MELHORES VINHEDOS DO MUNDO
A World's Best Vineyards revela os 50 melhores vinhedos do mundo e, tanto a lista divulgada em 2019, quanto a deste ano, chamaram atenção por não conter nenhuma vinícola francesa ou italiana entre os cinco primeiros. Pelo segundo ano consecutivo, o argentino Zuccardi Valle de Uco ficou em primeiro lugares. A Bodega Garzón, no Uruguai, ficou em segundo lugar novamente e o Domäne Wachau, na Áustria, saltou 16 lugares desde a última relação e ficou em terceiro lugar. Entre os cinco primeiros, três são sul americanos. Vale ressaltar que não é o melhor vinho, mas sim a experiência enoturística completa, desde o restaurante, o tour, a vista, o preço, a reputação e a acessibilidade.
Episódio: #19
QUANTOS TIPOS DE UVAS EXISTEM?
A nossa enóloga Natália Frighetto contou que, no mundo, existem mais de 5 mil tipos de uvas catalogadas e a mais produzida é a cabernet sauvignon. Mas, por mais que elas estejam catalogadas, depois da filoxera - praga que aconteceu em meados do século 19, na Europa, e que resultou na destruição de muitas das vinhas -, o replantio ficou baseado em castas internacionais como cabernet sauvignon, merlot, chardonnay e tempranillo.
Episódio: #3
VINHO VERDE
E se a gente te disser que o vinho verde não é verde e, na verdade, pode ser branco, rosé ou tinto? Pois é, essa foi uma das discussões do Foodcast. Esse estilo da bebida faz menção a acidez, já que é produzida em uma região de Portugal onde não tem muita amplitude térmica, por isso, a uva não consegue maturar. A questão da cor acabou sendo trabalhada para trazer a sensação de frescor que temos ao degustar o vinho, mas isso não quer dizer que ele tenha a tonalidade.
Episódio: #6