Quando falamos em restaurantes premiados com as tão cobiçadas estrelas Michelin, pensamos em luxo, sofisticação, pratos caros que parecem obras de arte. São comuns inclusive surgirem dúvidas: o que servem? o que vestir? o que os faz tão especiais? Enfim, o renomado guia francês ainda é um tanto quanto místico para bastante gente.
É por isso que, em contrapartida a todo esse cenário, uma campanha que vem circulando nas redes nos chamou tanta atenção. A rede de fast-food Burger King deseja ser notada pelo guia e conquistar sua primeira estrela. Pode parecer ousado, mas vamos explicar essa brilhante (se assim podemos dizer) jogada de marketing.
Kevin Derycke, CEO da rede de fast-food na Bélgica, lançou oficialmente uma campanha para conquistar a consagração pelo novo sanduíche de edição limitada, chamado de Master Burger, lançados apenas no BK da Bélgica. Para se obter uma estrela Michelin, o estabelecimento é julgado de acordo com a qualidade dos ingredientes, domínio do sabor e das técnicas culinárias, personalidade do chef na cozinha, relação custo-benefício e consistência. Ou seja, ao revisar esses itens necessários para o prêmio de prestígio, a rede da Bélgica acredita que seu novo lançamento é digno e atende todos os requisitos.
"Quantos lugares seu livrinho vermelho tem que servem pratos excepcionais que estão na mesa em cinco minutos e que você não precisa reservar três meses antes?", provoca o CEO. A grande questão aqui é: fast-food não deve ser esquecido por foodies, só porque ele é grelhado, embalado e servido em questão de minutos. Afinal, segundo a campanha, o Master Burger é um "angus perfeitamente grelhado na brasa, envolto em um pão macio e cuidadosamente temperado com queijo cheddar derretido e sua velha maionese de mostarda e cebola".
A campanha de relações públicas bombou tanto na Internet, que chamou a atenção de um inspetor do Guia. Esse respondeu a um post do Burger King no Facebook que a refeição seria degustada e que os clientes interessados deveriam "ficar de olho neste espaço", para conferir se o Master Burger entraria no guia ou não.
Toda a campanha, criada pela rede de fast-food belga em conjunto com a agência Buzzman, segue um tom leve e coloquial e está ganhando cada vez mais destaque nas redes sociais!