ALÉM DA CARNE
A dieta à base de plantas ganhou muita força no ano passado depois do lançamento dos hambúrgueres vegetais, aqueles “com cara” de carne de verdade. A febre começou nos Estados Unidos, mas logo surgiu a versão brasileira: o Futuro Burger, lançado em 2019. De olho no público crescente de vegetarianos – no Brasil já são 29 milhões de pessoas, segundo o Ibope –, as grandes redes de fast-food também entraram na onda.
Episódio: #11
MARKETING
O site Eater publicou recentemente um texto questionando se o uso indiscriminado do termo “à base de plantas” não seria apenas uma jogada de marketing. Os burgers sem carne, por exemplo, sempre existiram, mas eram simplesmente chamados de vegetarianos ou veganos. Segundo o artigo, a utilização recente do termo é uma forma de atingir os “flexitarianos” – pessoas que querem reduzir o consumo de carne sem se sentir parte de um grupo específico. Do outro lado, os criadores de gado dos Estados Unidos pedem que a palavra hambúrguer seja utilizada apenas se tiver carne.
Episódio: #43
RUMO À CHINA
As duas principais empresas que produzem hambúrguer plant-based nos Estados Unidos já estão de olho no principal mercado consumidor de carne do mundo. De acordo com uma reportagem do New York Times, a Beyond Meat e a Impossible Foods estão se preparando para enfrentar os obstáculos políticos, e também culturais, de uma entrada na China. O consumo de carne é considerado um símbolo de status pela crescente classe média chinesa.
Episódio: #43
A RECICLAGEM
O reaproveitamento de orgânicos é tão importante quanto o de plásticos, metais ou papel: os restos de alimentos não apenas cheiram mal, mas tornam-se um veneno para o clima. Nos lixões e aterros sanitários, a matéria orgânica em decomposição libera metano, um gás estufa que, a longo prazo, é 56 vezes pior do que o gás carbônico. O país que mais produz metano proveniente de matéria orgânica são os Estados Unidos, com cerca de 130 milhões de toneladas métricas – uma poluição equivalente a 37 milhões de carros na estrada durante um ano inteiro.
Episódio: #51