
A responsabilidade de ler a Oração Universal durante a missa de abertura do conclave na manhã desta quarta-feira (7), foi da jornalista gaúcha Andressa Collet, 45 anos.
Depois da missa, Andressa contou à coluna como se sentiu antes e durante a leitura:
— A ansiedade é muito grande, né? Até porque a responsabilidade de participar de uma missa pré-conclave é muito grande. Então, procurei chamar o Espírito Santo para que me iluminasse, inclusive na hora de falar a prece. E te confesso que na hora essa ansiedade foi embora.
Assista à entrevista com Andressa
Andressa recordou o sermão dado pelo cardeal Giovanni Battista Re, que pediu a "unidade" da igreja "diante de uma "decisão de grande importância".
— Acho que é essa mensagem que fica. E para mim, eu levo tudo isso e essa experiência de ter participado desse momento tão importante para a Igreja — afirmou.
Andressa é natural de Erechim, no norte do RS, e é especializada em assuntos religiosos. Ela se mudou para a Itália há cerca 20 anos e trabalha como contratada na Rádio Vaticano faz cinco anos.
Assista ao momento em que Andressa faz leitura:
Encontro com papa Francisco
Em 2024, Andressa se encontrou com papa Francisco durante visita do Pontífice à rádio em que ela trabalha. Na ocasião, o Papa abençoou seu primeiro filho, Leonardo, e também sua barriga, já que ela estava grávida do segundo filho.
— Ele abençoou meu primeiro filho, Leonardo, hoje com sete anos, quando ele tinha um ano. E nesta visita à Rádio, eu estava grávida do Lorenzo e ele abençoou minha barriga — conta Andressa.
Como foi a missa
A missa na Basílica São Pedro, no Vaticano marcou o início do conclave na manhã desta quarta-feira (7). Os cardeais de todo o mundo que deverão escolher o sucessor de Francisco participaram da celebração, que também foi aberta ao público.
O decano do Colégio Cardinalício, o italiano Giovanni Battista Re presidiu a liturgia, durante a qual os cardeais pedem assistência divina em sua eleição.
Durante o sermão, o decano pediu pela "manutenção da unidade da Igreja Católica" durante período "difícil, complexo e turbulento"
— Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar a sua luz e a sua força, a fim de que seja eleito o papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história — disse o cardeal.
Re disse ainda que é preciso manter a "unidade" diante de uma "decisão de grande importância", na qual "qualquer consideração pessoal deve ser abandonada".
Os 133 cardeais eleitores realizarão sua primeira votação nesta quarta na Capela Sistina, com os olhos do mundo fixos na pequena chaminé que emitirá os votos em forma de fumaça.
Embora o conclave comece nesta quarta-feira, o processo provavelmente exigirá mais negociações e várias votações antes que a fumaça branca anuncie o "habemus papam".
Os cardeais devem realizar outra oração à tarde na Capela Paulina do Palácio Apostólico, antes de seguirem para a majestosa Capela Sistina para o conclave.
Cronograma do primeiro dia de conclave
- Missa na Basílica de São Pedro às 10h no horário de Roma (às 5h de Brasília).
- Almoço no refeitório de Santa Marta
- Orações na Capela Paulina antes do conclave às 16h30min no horário de Roma (11h30min no fuso de Brasília)
- Procissão dos cardeais em direção à Capela Sistina para a primeira votação
- No primeiro dia ocorre uma votação, cujo resultado provavelmente sairá por volta de 19h (14h em Brasília)