Há 27 anos, Adriana Kauer atua no ramo da confeitaria administrando a Comercial Martini, loja do Mercado Público. Ela também é uma das sócias do SugarCake Show, evento que começa amanhã em Porto Alegre, na UniRitter, e apresenta nomes importantes do mundo dos doces. Para participar, acesse sugarcake.com.br
De onde surgiu o seu interesse pela confeitaria?
Meu pai tinha loja no Mercado Público e vendia preparos para sorvete. Ele queria que as pessoas ganhassem dinheiro fazendo o produto em casa. Assim, tivemos a ideia de trabalhar com artigos de confeitaria. Para entender melhor o assunto, ele me mandou para a Argentina para estudar no Instituto Marta Ballina. Em 2012, participei de um concurso de confeitaria, e a falta de alguns ingredientes em lojas especializadas me abriu um novo horizonte. Resolvi trazer para cá utensílios e ferramentas, além de proporcionar às pessoas mais acesso aos grandes nomes desse meio. No que eu sentia que existia dificuldade, resolvi trazer facilidades.
Quais são as suas inspirações?
A confeitaria russa é dinâmica. Cada doce é uma obra de arte. Quanto ao sabor, a francesa é referência. Citando nomes, adoro o Lucas Corazza e o Cássio Cevallos. Eles aliam beleza ao sabor.
Tem alguma dica para quem deseja se iniciar no mundo da confeitaria?
Leia muito, não vá atrás de soluções mágicas. Assista a aulas. Tente entender onde pode dar errado. Repita uma, duas, três vezes. A perfeição vem com o tempo. Não desista. Meça tudo com uma balança. A precisão é aliada da confeitaria. Tire foto de tudo o que for feito. E, claro, use produtos de boa qualidade. O clientepode comprar um doce pela beleza, mas só retorna se for gostoso.
O que o público pode esperar para o SugarCake Show de 2019?
Não apenas receitas, mas dicas de quem conhece profundamente o tema. A programação conta com 23 atividades de diversas áreas da confeitaria e mais uma aula de como fazer fotos de doces para postar em redes sociais.
De onde surgiu a ideia de reunir diferentes áreas da confeitaria em um único evento?
Me incomodava bastante ir a feiras e ver as pessoas correndo de estandes em estandes para acompanhar seus professores preferidos. Quando idealizei o projeto, pensei em algo em que todos pudessem assistir aos professores com conforto, enxergando todos os detalhes. Fiz uma parceria com a Letícia Ourique, que respira a confeitaria e que, assim como eu, já trazia profissionais para eventos no Rio Grande do Sul. As ideias foram evoluindo e, hoje, o SugarCake Show é referência para eventos no país.
Destacaria alguma atividade da programação?
Eu recomendaria que as pessoas não perdessem nenhuma aula. É um momento único, uma imersão nesse doce mundo. Com muito bom humor. Porque doce, antes de mais nada, é celebração. Teremos aulas imperdíveis com nomes como Lucas Cássio Cevallos, Ana Costa, Marcelina Oliveira, Dário Heberson, Gigi Louzada, André Bispo, Mariana Boll, entre outros.
Como é possível participar do evento?
Hoje, ainda é possível comprar ingressos pelo site (sugarcake.com.br) ou na Comercial Martini (no Mercado Público, loja 11). Amanhã (sábado) teremos vendas no balcão de entrada do evento.