Simone Amanda Boni é chocolatier da Divine Chocolates, empresa gaúcha inaugurada oficialmente em 2011 que conta com diversas linhas de produtos. Simone participa de todo o processo de produção dos doces.
Qual é o seu trabalho na Divine e qual a importância dele?
Sou coordenadora do setor de pesquisa e desenvolvimento, responsável por todos os passos do produto, desde a escolha da matéria-prima, passando pelo processo de formulação, até a embalagem.
Como se diferenciar como marca no setor?
A Divine busca diferenciais para a saúde do consumidor. Não queremos fazer o que todo mundo faz. O desejo é que o nosso consumidor tenha uma experiência ao provar o chocolate. E que, além do sabor, o produto também apresente benefícios à saúde.
Qual é o produto carro-chefe da empresa?
São as barras de 130 gramas, principalmente a de chocolate ao leite.
Quais as principais características dos chocolates da Divine?
Nossos produtos têm menos açúcar do que a concorrência e muito leite na formulação (o que dá a cremosidade). Além disso, não usamos nada de soro de leite nem de gordura hidrogenada, apenas manteiga de cacau. As porcentagens de cacau em todos os nossos chocolates são muito além do exigido pela legislação. Fazemos o “antigo” chocolate, o “de verdade”, com apenas açúcar, cacau e leite.
Qual é o seu tipo de chocolate preferido?
O meu chocolate favorito é da linha premium, o 42% cacau, com redução de 25% de açúcar (da Divine). Ele é delicioso, suavemente amargo, leva muito leite na formulação e uma quantidade significativa de cacau. A combinação ficou deliciosa e, ainda, tem redução de açúcar.
Falando nisso, para você, o que é chocolate de verdade?
Um chocolate não pode ter uma lista imensa de ingredientes. Ele tem de ser feito apenas com leite, açúcar e com muito cacau. Isso é um chocolate de verdade.
Qual você considera ser o gosto do gaúcho por chocolates?
O gaúcho gosta do chocolate ao leite. Mesmo assim, há registros de aumentos significativos para a venda do meio amargo e do produto com 70% de cacau.
Quais as novidades da Divine para a Páscoa?
Este ano, a Divine não fez nenhum lançamento de Páscoa. Seguimos com nossos 13 tipos de ovos, três coelhos de chocolate, além dos ovinhos e da cesta. As lojas próprias da marca estão com coisas lindas para a data.
Qual a importância de investir, hoje em dia, em uma linha de chocolates fit?
A linha fit vem ganhando muito espaço na gôndola. Inclusive, nosso For Fit, chocolate proteico, ganhou um prêmio em Dubai, na feira Yummex, como produto inovador. O título nos concedeu estar na feira ISM, na Alemanha, a maior feira de doces. Ganhamos muito espaço com nossa linha Zero (zero adição de açúcares, zero lactose e fonte em fibras). Lançamos este ano, por exemplo, o branco, o 37% cacau e o 80% cacau. E seguiremos com muitas novidades na linha saudável.
* Conteúdo produzido por Victoria Campos