*Texto por Luiz Américo Camargo, crítico gastronômico e autor do livro Pão Nosso
Muitos anos atrás, quando eu nem imaginava que escreveria profissionalmente sobre comida, tive a primeira vivência como avaliador de refeições (ou algo parecido). Um amigo estava trabalhando numa rede americana de fast-food, que acabava de chegar ao Brasil. E me convidou para ir à lanchonete na condição de “mistery shopper”, um termo que eu nem conhecia.
Minha missão, como inspetor-disfarçado-de-consumidor, era relatar a experiência como cliente. Tinha de entrar, observar as condições gerais, dirigir-me ao caixa e fazer o pedido. Prestando atenção em tudo, para contar coisas como: o display com o nome das opções e seus preços estava bem visível? O atendente foi simpático e, principalmente, sorriu? O funcionário foi capaz de esclarecer dúvidas? Ele tinha traços em sua aparência (cabelo e tatuagens, pasmem!) que causassem algum incômodo?
Lembrei disso por esses dias. E me diverti imaginando que, 25 anos atrás, tatuagens em ambiente de cozinha pudessem “causar incômodo”. E, tirando os exageros, como as menções à aparência, percebo que os critérios de avaliação propostos eram sensatos. Afinal, quando nos referimos a um bom serviço (não importa o tipo de restaurante), do que falamos, senão cordialidade, presteza, capacidade de tirar dúvidas?
Contudo, existe um algo mais, prosaico, que não carece de treinamentos específicos nem de noções técnicas sobre alimentos e bebidas. Estou falando do sorriso, destacado como um dos itens cruciais do relatório que precisei preencher na ocasião. Sorrir também se aprende? Sem dúvida que sim – embora fique melhor ainda se for um dom. Mas o fato é que, independentemente do nível de requinte do atendimento, uma expressão acolhedora no rosto, uma abordagem simpática, são meio caminho para que o comensal guarde boas recordações da visita – seja ela rápida ou mais demorada. Aliás, acho que isso vale para tudo.
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