Hasta la vista, baby! Talvez o premiadíssimo diretor James Cameron não imaginasse, lá nos anos 1980, que as máquinas realmente “voltassem”. E com tudo! 40 anos depois, não viramos ciborgues, mas estamos cada vez mais rodeados de máquinas, tecnologias, softwares, inteligências artificiais e muito mais. Nas nossas cozinhas ou nos restaurantes que frequentamos não é diferente: da lavadora de louça ao sistema de gestão, as tecnologias convivem conosco mais do que imaginamos.
Durante a Imersão NRA 2023 com o Sebrae RS, Diogo e Lela puderam ver de perto tudo o que as novas tecnologias poderão agregar aos negócios daqui em diante. De máquina de fazer sushi a forno automático de pizzas, passando por cardápios interativos, softwares de gestão e muitas outras ferramentas confirmam que a atualização é o melhor – e talvez único - caminho. Para Roger Klafke, coordenador de projetos de alimentos e bebidas do Sebrae RS, o uso dessas novas inteligências pode auxiliar no dia a dia dos restaurantes.
- Eu acho que [a tecnologia] vem para ajudar, principalmente em tarefas que são repetitivas, com algum risco para o colaborador. Então, quando a gente usa máquinas e equipamentos e deixa as pessoas para atividades mais estratégicas, que geram mais valor para o produto e também para a operação do restaurante, está somando, [é] totalmente bem-vindo – diz Roger.
Além de bares e restaurantes, outros negócios do setor podem se beneficiar com o uso das tecnologias, como o próprio setor de máquinas e equipamentos.
- Muitos restaurantes são cadeias e boa parte do processamento dos alimentos são feitos em centrais de produção, por máquinas e equipamentos. Talvez o que esteja acontecendo é que essa tecnologia esteja ficando cada vez mais acessível, mais barata, se disseminando, indo para a ponta – afirma Roger.
Mas, ainda assim, há um fator que não se pode excluir ou esquecer: o ser humano por trás de tudo. O colaborador, que está cada vez mais fora das cozinhas e precisa ser fidelizado dentro delas, se mantem como peça-chave para o sucesso dos estabelecimentos.
- Por mais robotizado, por mais tecnologia que a gente tenha em um restaurante, a criatividade segue sendo humana: o cara que vai criar o prato, o cuidado, a sensibilidade com a experiência... - afirma Lela Zaniol.
Quer ficar por dentro de tudo o que a NRA Show 2023 trouxe de novidades e tendências para o mercado da gastronomia? Acesse o e-book do Sebrae RS.
O Sebrae RS auxilia o mercado gaúcho a estar sempre atualizando quando o assunto é gastronomia. Por isso, compartilha diversos cursos, imersões, aprendizados e consultorias o público através dos seus canais. Aqui você pode conferir dicas, infográficos e materiais completos para bombar o seu negócio.
Confira o que Diogo, Lela e Roger falaram sobre tecnologia no episódio #110 do nosso Foodcast.