Se há fogo, há churrasco. No espeto ou na parrilla, como chamam os nossos vizinhos argentinos e uruguaios, o assado não precisa de dia específico para ser feito ou se comemorar, mas ele existe. Há 20 anos, o dia 24 de abril foi instituído no Rio Grande do Sul como o Dia do Churrasco, prato típico do nosso Estado. Se você quer comemorar esse ou todos os outros dias com uma carne na brasa, o Baixo Barra, espaço gastronômico do BarraShoppingSul, é o seu destino ideal.
Casa de um bom assado, o Pobre Juan oferece um menu bem completo quando o assunto é carne bovina. Se você quer ter uma experiência completa, pode começar com Las Tapas. Um carpaccio de filé, as croquetas de jámon inesquecíveis (bolinhas cremosas de bechamel com presunto espanhol e queijo parmesão) ou uma provoleta. Ou todos eles juntos.
Entre Las Achurras, a salsicha parrillera (linguiça fina de lombo com pimenta dedo-de-moça) é uma aposta sem erro. Essas são opções que já forram o estômago para o que vem pela frente. Na seção Parrilla existem diversos estilos de cortes, incluindo os exclusivos, como o Flat Eye Steak. Parte central da capa do bife ancho, é suculento, macio e com muito sabor. O bife de tira também é uma opção para quem opta por cortes especiais e marcantes, assim como o bife de chorizo, que não tem erro.
No Instagram do BarraShoppingSul, você confere mais sobre essa e outras opções gastronômicas do Baixo Barra.
Eles ainda contam com uma seleção mais nobre. Além do carré de cordeiro e do Tomahawk (que por si só é um acontecimento, já que a peça de carne chega à mesa grudada no osso de, aproximadamente, 30 cm), o Porterhouse é um dos destaques do local. A peça é semelhante ao T-Bone, com contrafilé e filé mignon separados por um osso, porém, leva esse nome quando a carne atinge 5 cm de altura. Ele é entregue no ponto certo, proporcionando maciez e textura em cada pedaço, e acompanha duas guarnições à sua escolha. Serve muito bem duas pessoas (podendo servir até três pelo tamanho do corte).
Para acompanhar cada uma dessas carnes, um clássico do restaurante é o arroz biro-biro, que leva cebola, salsinha, ovos picados, linguiça e batata palha. Mas também vale provar a farofa Pobre Juan, com fatias finas de cebola empanadas e puxadas na manteiga, e os legumes grelhados da estação (como cebola roxa, cenoura, abobrinha, tomate e batata roxa) assadas na parrilla.
A salada é outra ótima pedida. Nossa dica é a Dracena, com folhas verdes, tomates, cenoura ralada, rodelas de palmito, batata palha e parmesão ralado. Independentemente de como o churrasco é feito, da carne escolhida ou dos acompanhamentos, é através do fogo que nos reunimos para compartilhar momentos e desfrutar de uma boa comida.
Participantes da categoria Gold do programa de relacionamento MultiVocê podem resgatar almoço ou jantar para duas pessoas no Pobre Juan. Confira os termos e as condições no aplicativo.