Tempero muda a vida! Uma comida bem temperada consegue nos levar aos lugares mais profundos do nosso paladar. Seja em legumes, carnes, sopas ou até aperitivos, usando os temperos certos, conseguimos até brincar de ser chef dentro de casa.
Aí vão algumas dicas do consumo de alguns temperos em casa:
É aconselhado sempre cheirar os temperos antes de serem usados. Se o cheiro estiver apagado, velho ou seja perceptível que não está com o frescor necessário, é melhor descartar da receita. Temperos bem conservados, somam positivamente na receitas e ainda podem durar meses em nossa cozinha.
Para conservar os aromas e sabores de especiarias, ervas e temperos, devemos guardar em potes bem fechados e deixá-los em lugares secos e frescos. No caso de ervas frescas, como salsa, cebolinha, coentro e manjericão, a indicação é guardar na parte mais baixa da geladeira, cobertas por saco plástico para não estragarem.
PIMENTA
Conhecida por ser a rainha dos temperos e indispensável na cozinha. O ideal é usar em grãos e moer na hora de usá-la. Utilizada como contraponto do sal e cai bem em quase todas as receitas. Por aqui, é tempero essencial.
CANELA
Responsável por um aroma muito específico, sendo comum em vários doces. Uma curiosidade é que a canela é feita de casca de árvore, por isso, é tão aromática. Além de uma ótima opção para pratos doces, super combina com frutas, nossa dica é com banana e maçã. Bolinho de chuva, cinnamon rolls e waffle são algumas das receitas que fazem toda a diferença com esse temperinho.
NOZ-MOSCADA
Utilizada para dar um toque a mais no molho branco ou no fondue. Ela funciona bem com pratos doces e salgados. É uma semente da fruta de uma árvore, e seu uso é simples, basta ralar na hora em que for usar ou se preferir, dá para comprar o saquinho já ralado. No inverno, nossa sugestão é usar no chocolate quente, fica uma delícia!
COMINHO
Possui um aroma muito característico, e é uma ótima opção para pratos étnicos, como na culinária africana e indiana. Normalmente, é usado para temperar legumes, carnes, sopas e até feijão. Também é um ótimo aliado para pratos com barbecue. Usar cominho ainda ajuda no sistema imunológico, viu?
TOMILHO
É necessário um cuidado especial com o tomilho, um uso carregado pode sobressair demais no prato e acabar com a receita. Porém, ele é um ótimo amigo das carnes, tanto grelhadas quanto assadas, e até para ensopados.
CURRY
É conhecido, principalmente, por ser um dos temperos mais usados na culinária indiana. O curry é um tempero forte e resulta numa mistura de canela, cravo, coentro, pimenta, cominho, alho, gengibre, entre outras especiarias. No Brasil, é muito utilizado para risotos, receitas com carnes, frango e frutos do mar. Saber adicionar curry na receita, é um sucesso!
ORÉGANO
Característico das pizzas, mas combina super bem com outros ingredientes. Dá um toque especial nas receitas, trazendo um gosto temperado a comida. Ele é mais usado na forma seca, mas também é possível encontrá-lo de formas mais fresquinhas.
PÁPRICA
Existem duas versões: a páprica doce e a páprica picante. O uso da páprica resulta em uma textura mais quente para o prato. Combina com legumes, principalmente batata doce e cebola.
CÚRCUMA
O objetivo dela é colorir os alimentos e ingredientes. Conhecida também como açafrão da terra, é da mesma família do gengibre. Nossa dica, é usá-la com legumes e arroz!
Se você é do time que prefere utilizar temperos mais frescos , presta bem atenção nos ingredientes perfeitos para uma boa horta caseira.
CEBOLINHA
Cebolinha é a base de um cheirinho verde. É da mesma família do alho, da cebola e do alho-poró. Ela combina com tudo e é ingrediente ideal para finalizar pratos.
HORTELÃ
Dos temperos mais frescos da gastronomia. Usado para incrementar e dar frescor a molhos, saladas, legumes.
COENTRO
Guacamole, ceviche, maionese, pesto, sopas e saladas. O coentro é um tempero muito versátil, e dá um toque especial na comida. Está presente em muitos pratos do Nordeste, como moquecas e bobós, além de ser característico de alguns pratos asiáticos. Uma curiosidade é que o coentro é um dos componentes do curry, por isso o gosto é tão marcante em pratos.
SALSA
Assim como a cebolinha, o uso de salsa na comida combina com qualquer refeição. Dá cor à comida, frescor e tempero. Quem aí também fã da salsinha?
MANJERICÃO
Tempero que, automaticamente, remete à culinária italiana. Então massas, sopas, molhos, pizzas são pratos que combinam perfeitamente com manjericão. Nossa dica vai no modo de servir, sempre fresco, por favor!
ALECRIM
Alecrim possui um cheiro marcante e combina perfeitamente com carnes e legumes. Nossa sugestão vai para legumes no forno com alecrim em cima, além de tornar um tempero essencial, traz ao prato um cheiro maravilhoso. Essa maravilhosidade ainda ajuda a diminuir a pressão arterial, o estresse e atua como diurético. Legal, né?