Parada obrigatória em São Francisco de Paula, o Xis da Dona Laura completa 40 anos de história neste mês. Empreendimento familiar, que já está na terceira geração, foi o local onde o chef Marcos Livi teve seu primeiro contato com gastronomia.
Tudo começou no início dos anos 1980, quando o patriarca da família, Nelson Livi, encontrou nos classificados de Zero Hora o anúncio de um trailer de lata que estava localizado em Novo Hamburgo. Seu Nelson, descendente italiano e que sempre teve uma veia para o comércio, pediu ao seu então patrão da época um pequeno espaço no terreno para colocar um negócio de lanches. Quando o veículo chegou em São Chico, as péssimas condições de higiene e de conservação se tornaram um desafio para a família, que fez um mutirão para realizar uma limpeza pesada. No dia 8 de dezembro de 1982, a família atendia o seu primeiro cliente.
Dona Laura relembra que não havia feito uma pesquisa sobre como deveria ou não produzir o xis, foi tudo muito intuitivo. A maionese era a mesma receita que preparava nos almoços de família, assim como o molho de tomate e a tradição de colocar repolho na salada.
Quando o primeiro pedido saiu da cozinha, aconteceu o inesperado: o cliente disse que o lanche estava errado e que deveria ser prensado. O xis retornou para a chapa, e o molho, que caiu do pão durante a prensa, foi devolvido para o recheio e para as laterais.
- Foi aí que se criou a identidade do xis, a umidade é um dos principais segredos - relembra o chef de cozinha Marcos Livi, que na época tinha 10 anos de idade e ajudava a família no atendimento dos clientes em paralelo às atividades escolares.
Foram 23 anos no trailer raiz de lata. Quando a lancheria se mudou para o prédio, que ocupa até hoje, o espaço havia sido projetado para comportar apenas 12 lugares para consumo no local, uma loja e uma revenda de produtos coloniais. No entanto, a nova estrutura fez com que muitos novos clientes chegassem, e o prédio, que fora projetado para ser um complexo comercial da cidade, passou a ser exclusivamente o Xis da Dona Laura.
Nas quatro décadas de história, todas as tribos e os mais diferentes públicos passaram pelo lugar.
- Ir a São Chico e não comer no Xis na Dona Laura é como ir ao Vaticano e não ver o Papa - brinca o chef Marcos Livi, que desde 2015 é proprietário do Parador Hampel, mais antiga hospedagem da serra gaúcha que semanalmente exporta clientes para o Xis.
- É divertido ver o mesmo público que viaja até o Hampel para ter uma experiência gastronômica assinada, é o mesmo que tem curiosidade de conhecer o xis e saber como tudo começou - brinca o chef.
Atualmente, a caçula da família, Mara Terezinha e seu esposo Lailson Pianegonda fazem a gestão do negócio, com o auxílio da filha Julia Pianegonda, que já se prepara para dar seguimento no legado familiar.
Trabalhar em família nem sempre é fácil, mas gosto muito de estar aqui, há clientes que praticamente me viram crescer - conta Julia.
Entre os segredos do sucesso, a matriarca da família, Dona Laura, aponta o carinho e o capricho: carinho com os clientes e colaboradores, e capricho com a produção e a higiene do local.
- Tudo é feito aqui, temos praticamente uma linha de produção e, mesmo assim, ainda é tudo muito artesanal, acho que o cliente percebe isso - comenta Laura.
XIS DA DONA LAURA
Endereço: Av. Júlio de Castilhos, 1.073, em São Francisco de Paula
Telefone: (54) 3244-2319
Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 23h