A Luiz Argenta Vinhos Finos, localizada na região dos Altos Montes da serra gaúcha, acrescenta um elemento especial à maturação de seus vinhos enquanto eles descansam nas barricas: a música. A trilha sonora que acompanha o amadurecimento da bebida é composta pela bossa nova de artistas como Tom Jobim.
A vinícola afirma que a vibração e a frequência das canções são capazes de alterar a molécula do vinho, aprimorando a sua qualidade. A escolha pelo gênero musical é uma iniciativa para valorizar a cultura brasileira, mas também se baseia no efeito causado à bebida, pois acredita-se que o som deve ser lento, com uma melodia elegante e alegre.
A cave já foi eleita uma das mais bonitas do mundo em premiações internacionais. Centenas de barricas de carvalho e até algumas ânforas de barro compõem o espaço amplo e à meia luz, protegido dos maiores inimigos do vinho: luminosidade e calor.
Além de auxiliar na maturação do produto, a reprodução musical torna as degustações na cave ainda mais agradáveis para os visitantes. Por lá, há dois tipos de degustações e o Destemperados já realizou ambas:
Tour e degustação
A experiência mais tradicional da vinícola, criada para os visitantes conhecerem cada detalhe do espaço. A tour inicia na sala vip no último andar, com uma vista incrível para os vinhedos. O passeio segue para o subterrâneo onde é apresentado o processo de vinificação e elaboração dos vinhos e espumantes. O momento mais aguardado é a chegada à cave, onde, ao som de Tom Jobim, são degustados quatro rótulos passando pelas três coleções da vinícola: linha Jovem, Clássica e Cave.
Horários: de segunda a sábado, às 10h, 14h e 15h; aos domingos, às 10h30min e 14h
Duração: 1 hora
Valor: R$ 90 por pessoa
Cave Experience
A famosa degustação às cegas da vinícola se diferencia da experiência anterior a partir do momento em que os visitantes adentram a cave. Os vinhos apresentados são todos da linha Cave, a premium da Luiz Argenta. O enólogo instiga a todos com perguntas sobre sensações olfativas e gustativas. Como um processo de descoberta, os visitantes podem ir anotando tudo na ficha de análise.
Horários: sextas e sábados, às 15h30min
Duração: 2 horas
Valor: R$ 180 por pessoa
Quem quiser conhecer e provar os vinhos que ouvem bossa nova, pode agendar uma das duas experiências no site da vinícola. Durante a visita, também é possível admirar a beleza dos vinhedos e conhecer o processo de elaboração dos rótulos.
Luiz Argenta Vinhos Finos
Av. 25 de Julho, 700, Centro de Flores da Cunha
Reservas: luizargenta.com.br/enoturismo
@vinicolaluizargenta