Espumante é sinônimo de alegria e, de forma geral, combina com todas ocasiões. A principal dica é provar diferentes rótulos e descobrir o seu gosto. Mas, para facilitar e ajudar nas festas de final de ano, selecionamos cinco ocasiões com as quais esta bebida harmoniza muito bem.
BEIRA DA PISCINA OU DA PRAIA
Os espumantes mais adequados para beber na beira da piscina ou da praia são os produzidos pelo método Charmat. São mais leves, neutros e frescos, ideais para refrescar momentos de calor. A acidez é convidativa a uma sequência de taças, pois saliva constantemente na boca, sem deixar o paladar cansado. Harmonize com petiscos leves, em que o sabor não predomine, como pães e tortas frias.
FESTAS E COMEMORAÇÕES
Em festas e comemorações é normal querermos beber em maior volume. Por isso, assim como na beira da piscina ou da praia, o mais indicado é o espumante feito a partir do método Charmat, por ser mais leve e fresco. São recomendados os espumantes classificados como Brut, pois saturam as papilas gustativas, sendo possível bebê-los sem obrigatoriamente harmonizar com pratos.
HAPPY HOUR COM OS AMIGOS
Para aquele momento de descontração após um dia intenso de trabalho, indicamos o espumante Rosé. A cor vibrante combina com o clima do happy hour, e o sabor leve e fresco harmoniza perfeitamente com o ambiente de descontração. O consumo do espumante Rosé é forte entre as mulheres e passa a impressão de ser menos sério.
TARDE DE PIQUENIQUE
Para uma tarde de piquenique indicamos o espumante Moscatel. Ele tem um teor alcoólico menor e o perfeito equilíbrio entre acidez e doçura. Harmoniza perfeitamente com doces e frutas, que combinam com uma tarde incrível de piquenique. Por ser um método de apenas uma fermentação, o Moscatel é indicado para o período da tarde, ainda mais se envolver crianças na brincadeira.
JANTAR A DOIS
Como o clima de um jantar a dois é mais requintado, indicamos um espumante feito pelo método Tradicional, também conhecido por Champenoise. É um produto que se expressa melhor e mantém um protagonismo. É mais encorpado e por isso necessita de acompanhamento, como uma refeição. É uma bebida mais carae valorizada, portanto, é comum beber apenas uma garrafa.