Alguns estilos de cervejas são envelhecidos em barris de madeira e com o tempo adquirem características que podem melhorar os aromas e sabores. Confira abaixo uma lista que fizemos junto com Fabian Ponzi, do blog Bebendo Bem.
Way Amburana Lager
Envelhecida em barris feitos com Amburana - madeira normalmente usada para envelhecer cachaça -, esta cerveja da brasileira Way Beer é escura, encorpada e tem aromas de caramelo, chocolate e tostados.
3 Lobos Bravo
Com aromas amadeirados e de café e chocolate, esta cerveja mineira também é envelhecida em barris de amburana. É utilizado açúcar mascavo na receita, dando um certo dulçor à bebida.
Seasons Bigfoot
Esta cerveja gaúcha tem dupla maturação. Metade matura a frio e recebe uma essência de lascas de carvalho americano curtidas em vodka, dando a ela nuances de madeira e toques de baunilha. A outra metade matura em barris de carvalho americano antes usados para fabricação de bourbon e tennessee whiskey, o que lhe dá fortes aromas e sabores de madeira e toques licorosos.
Brooklyn Black Ops
Produzida nos Estados Unidos, esta cerveja é maturada por quatro meses em barris de bourbon e, depois, refermentada com levedura de Champagne. No aroma, notas de café e chocolate, que se unem ao toque de baunilha.
Harviestoun Ola Dubh Special Reserve 18
Esta cerveja escocesa é maturada em barris de uísque Highland Park 18 Year Old. Desse processo, a bebida recebe notas de toffee e amêndoas torradas.
La Trappe Quadrupel Oak Aged
Equilibrada entre o doce e o amargo, esta cerveja holandesa é maturada em barris de carvalho, antiga tradição da cervejaria. Depois de ser armazenada por 12 meses, o sabor se torna complexo, que deve também agradar aqueles que gostam de vinho.