Uma das afinidades mais sagradas entre os amantes de um churrasco é a bebida que será degustada ao redor do fogo. Se você é como eu, deve planejar até o que cada convidado pode apreciar. Nos esmeramos em agradar a nossa audiência.
As bebidas se tornam cúmplices da celebração, contribuindo para o astral que é o churrasco, e acentuam a experiência com os sabores que saem da brasa. Tudo vira uma grande sinfonia para apurar o paladar e as sensações.
E estou me referindo a todas as bebidas: do chimarrão ao tereré, dos refris, das águas, dos sucos, das cervejas, das caipirinhas, dos drinks, dos vinhos e, claro, dos espumantes. De norte a sul do Brasil, cada bebida traz, além das suas características, uma experiência cultural que reflete a descontração de um bom assado.
Mas quero aproveitar para destacar uma bebida em especial, já que estamos no final de ano e ela se torna um símbolo de alegria, de compartilhamento, de sorte e de renovação: o espumante.
Por ser um símbolo de sofisticação, muitos acham que é uma bebida cara e pouco acessível, que só pode ser consumida em momentos mais específicos e formais.
Porém, não é bem assim. Você pode usufruir de espumantes maravilhosos por preços bem acessíveis, aproveitar em um churrasco do início ao fim, e ainda curtir todas as outras bebidas mais populares.
Para começar, estamos no Rio Grande do Sul, um dos lugares no mundo onde a bebida é elaborada com toda a propriedade e tradição, elevando a qualidade a nível internacional, com preço local, com o terroir único, um luxo.
Além disso, é refrescante, versátil e leve. E quando nos referimos à harmonização com as carnes, proporciona um contraste interessante, renovando o paladar para a próxima mordida.
Como combinar?
Segundo a especialista, minha amiga e colega de Destemperados, a colunista Natália Frighetto, o espumante é uma bebida curinga que casa do início ao fim de um churrasco. Por ter bastante acidez – tanto pelas uvas quanto pelo gás – limpa o paladar das carnes mais gordurosas.
O certo é que você vai se surpreender quando combinar a versatilidade do espumante com a riqueza e a intensidade dos sabores de um churrasco. Então, aproveite esta época do ano e pesquise, experimente, compartilhe os momentos ao redor do fogo com esta bebida deliciosa.
O churrasco já é um convite à celebração e ao compartilhamento de ótimos momentos e memórias, por isso, seja qual for a sua escolha, nunca se esqueça de beber com moderação e de alternar com água para equilibrar o teor alcoólico – de qualquer bebida. Um brinde a cada garfada e a cada gole de prazer e de união.
Ótimos churrascos, pessoal.