O desejo de compartilhar o que de melhor a nossa gastronomia oferece foi o ponto de partida para a criação do Destemperados, em 2007.
A culinária era território de críticos, e, de certa forma, era distante da realidade das pessoas que simplesmente gostavam de cozinhar e de comer bem.
ecialistas. Relatos, nada de avaliações, sobre restaurantes que valiam a visita. A ideia era escrever sobre experiências gastronômicas. Então, surgiu o blog, o site, as redes sociais, os guias, os food hunters, o caderno, o programa de rádio, o podcast. Destemperados se tornou uma multiplataforma.
O tempo passou e hoje completamos 15 anos de existência. De lá para cá, criamos uma relação muito próxima com todos. Percorremos o mundo em busca de histórias. Nos orgulhamos em dizer que não só estivemos perto como também acompanhamos ativamente as mudanças e a democratização da gastronomia em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.
MAIS CONTEÚDO PARA 2022
Para celebrar o nosso aniversário, resolvemos revisitar e contar essa trajetória da gastronomia, mostrando como ela passou a fazer parte da vida dos gaúchos e como nós ajudamos a escrevê-la. Durante todo o ano, vamos viajar por 15 movimentos que são destaques no nosso Estado. Falaremos sobre churrasco, pizza, vinho, hambúrguer, culinária oriental, vegetariana, chefs de cozinha, food trucks e mercados gourmets, bares e botecos, doce, pão, café, restaurantes clássicos, cerveja, influenciadores e produtores de conteúdo.
— Revisitar esses movimentos é ver na prática o manifesto do Destemperados, perceber como a gastronomia está cada vez mais presente na vida das pessoas. Dá um orgulho pensar que o Destemperados ajudou a construir isso. Hoje, seguramente, a gastronomia é um estilo de vida — reflete Lela Zaniol, sócia-proprietária do Destemperados.
Essas temáticas farão parte de conteúdos compartilhados em todos os nossos canais, do site ao caderno. Contaremos com entrevistas, receitas, dicas de lugares e muito papo sobre gastronomia.
— Esses 15 anos mostraram como projetos legais surgiram, como tivemos coragem de nos tornarmos uma metrópole gastronômica, com identidade própria, com atrativo turístico. Hoje em dia, clássicos como o churrasco e o galeto seguem protagonistas de Porto Alegre, mas dividem espaço com outras tantas manifestações incríveis. Nós seguimos ao lado delas para dar sua devida projeção e contribuir para a evolução do mercado e para o surgimento de tantas outras — comenta Diogo Carvalho, sócio-proprietário do Destemperados.