Apesar de muitos buscarem um romance de cinema, a maior parte dos grandes amores se assemelham mais com séries ou novelas: sentimentos que se desenvolvem aos poucos, ao longo de vários capítulos, e que perduram por longas temporadas.
Amigos que acabam se apaixonando, primeiros amores que amadurecem juntos e acabaram ficando para a vida toda. Várias foram as histórias de amor que conquistaram os telespectadores. Em clima de Dia dos Namorados, GZH preparou uma lista para você relembrar oito casais icônicos que marcaram a televisão.
Chandler e Monica
Em Friends, o romance que surgiu entre Monica (Courtney Cox) e Chandler (Matthew Perry) conquistou os fãs da série e se tornou um dos mais icônicos da televisão. A relação dos dois, que começou apenas como uma amizade, foi concretizada no final da quarta temporada, quando os dois passaram uma noite juntos em Londres, quando viajaram para o casamento de Ross e Emily.
O detalhe é que, de acordo com Marta Kauffman e David Crane, criadores da série, o plano inicial era que os dois vivessem um caso de apenas uma noite. O que causou a mudança no destino dos personagens foi a comoção do público.
Friends era gravada com uma plateia ao vivo e, quando os personagens ficaram pela primeira vez, a reação dos fãs que estavam ali foi intensa. Pensando nisso, os criadores decidiram alterar o planejamento das próximas temporadas.
Kelvin e Ramiro
Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) viveram um romance arrebatador em Terra e Paixão. Entretanto, o amor dos dois só foi consumado no penúltimo mês de novela. Isso por que, inicialmente, o capanga vivido por Lorenzo rejeitava o personagem de Martins.
O casal foi apelidado de Kelmiro pelos numerosos fãs. Na trama de Walcyr Carrasco, o amor de Kelvin foi um dos fatores que impulsionou o amado a deixar a vida de crime e violência, o que comoveu os espectadores.
No último capítulo, os dois se casaram com direito a beijão e roupas brancas. O momento foi um marco de representatividade LGBT+ já que, até então, o casamento entre dois homens nunca havia sido mostrado em uma novela.
Randall e Beth
Famosa por levar os espectadores às lágrimas, This is Us apresenta muitos casais no decorrer de suas seis temporadas. Entretanto, Randall (Sterling K. Brown) e Beth (Susan Kelechi Watson) se destacam por sua parceria, cumplicidade e veracidade.
No início da série, o casal tem duas filhas pequenas e bons empregos coorporativos. Ao longo da narrativa, a estrutura familiar deles muda significativamente: eles adotam mais uma menina e ambos deixam seus empregos para mudar de rumo profissional, o que os obriga a se mudarem para uma casa menor em outra cidade.
Todas essas alterações acabam causando atritos sérios no relacionamento do casal, que chega perto de se divorciar na terceira temporada. Apesar das dificuldades, eles persistem em dialogar e conseguem encontrar soluções para os seus conflitos, reestruturando o casamento, em um processo sensível e emocionante.
Mitch e Cam
O episódio de estreia de Modern Family foi ao ar em 2009 e retrata o dia em que Mitch (Jesse Tyler Ferguson) e Cam (Eric Stonestreet) apresentam a filha adotiva Lily para o restante da família. A representação de um casal gay cujo conflito principal não é a aceitação da sexualidade foi inovadora para a época.
Em um dos capítulos mais marcantes da série, que celebra a legalização do casamento gay nos Estados Unidos, eles decidem pedir um ao outro em casamento. Tudo acaba saindo diferente do planejado, exceto pelo resultado final: Cam e Mitch ficam noivos sob as estrelas.
É simbólico que o último episódio da série, assim como o primeiro, tem como enredo principal a história dos dois: casados e pais de dois filhos, os dois decidem mudar de Estado para que Cam possa viver, com o apoio de Mitch, o sonho de treinar um time de futebol americano.
Lineu e Nenê
Em A Grande Família, os responsáveis por manter a família Silva unida eram o sanitarista Lineu (Marco Nanini) e a esposa, dona Nenê (Marieta Severo). No ar por 14 temporadas, os dois formaram um do casais mais icônicos da televisão brasileira.
Lineu e Nenê viveram momentos que emocionaram os espectadores. Em um dos episódios da trama, quando Lineu está em coma, a dona de casa se declara para o marido, o que faz com que ele acorde.
O carinho entre os atores ajudou a construir a parceria de sucesso nas telas. Nanini e Marieta ficaram muito amigos durante as gravações da série. Em 2023, ela elogiou o colega durante participação no Conversa com Bial.
— Eu tive a sorte enorme de ter como marido na ficção um ator do quilate do Marco Nanini — declarou a atriz.
Lucas e Jade
Em O Clone (2001-2002), Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benicio) se apaixonaram no primeiro olhar e protagonizaram um amor proibido que norteou a trama de Gloria Perez. Os dois chegam a planejar uma fuga juntos, mas o falecimento do irmão gêmeo do mocinho acaba impedindo os planos.
Somente 20 anos depois de se conhecerem, casados e com filhos, os dois acabam se reencontrando e o amor ressurge. A luta dos dois para ficarem juntos foi sucesso entre o público, que torceu até o último capítulo pela felicidade do casal.
Fora das telas, a parceria entre Giovanna e Benício também resultou em romance: os dois viveram um relacionamento entre 2002 e 2005 e tiveram um filho juntos. Atualmente, eles seguem sendo bons amigos.
Lorelai e Luke
Enquanto a vida amorosa de Rory (Alexis Bledel) dividia as opiniões dos espectadores de Gilmore Girls, a de Lorelai (Lauren Graham) era um consenso entre os fãs: Luke (Scott Patterson), o dono da lanchonete onde mãe e filha faziam quase todas as refeições, era o par perfeito para a gerente do Independence Inn.
A dinâmica entre a personalidade acelerada e carismática de Lorelai e o jeito fechado mas afetuoso de Luke conquistou o público. Na quarta temporada, eles finalmente deram o primeiro beijo.
Além da química entre os dois, o fato de que Luke exercia um papel de figura paterna para Rory também conquistou o coração dos espectadores. Para a alegria dos fãs, no revival da série, os dois finalmente se casaram, em cerimônia que reuniu toda a cidade de Stars Hollow.
Brittany e Santana
Brittany (Heather Morris) e Santana (Naya Rivera) deixaram a sua marca como um dos casais favoritos dos fãs de Glee, série que estreou em 2009 e é lembrada por sua representatividade. A história das líderes de torcida que se apaixonam e encontram uma na outra apoio e incentivo para amadurecerem cativou o público.
Santana, inicialmente uma clássica bully de Ensino Médio, torna-se mais doce e gentil após se apaixonar por Brittany e aprender a aceitar a sua sexualidade. Já a loira desenvolve uma autoestima intelectual melhor e, com ajuda da amada, entende o seu potencial para ser mais do que um rosto bonito.
As duas chegam a terminar na série e passam por um processo de amadurecimento individual antes de se reencontrarem. Felizmente para o público, elas se casam no final.