O novo dorama original da Netflix, Hierarchy, lançado na última sexta-feira (7), já alcançou o posto de terceira série mais assistida da plataforma no Brasil nesta semana. Com o sucesso de visualizações, também vieram algumas críticas por parte dos espectadores, que falam, principalmente, da superficialidade do enredo e da produção.
Com sete episódios, o drama sul-coreano produzido pelo Studio Dragon, que fez alguns dos k-dramas mais populares, como Vincenzo e Pousando no Amor, recebeu grande investimento da Netflix. A série está sendo comparada com Elite, outro sucesso da plataforma, previsto para terminar este ano, na sua oitava temporada. A semelhança entre as duas produções aumentou as expectativas do k-drama, mas, o que por um lado chamou atenção de muitos, também resultou na decepção de alguns.
“Elite coreano”
Hierarchy retrata um romance adolescente na Joosin High School, uma escola muito prestigiada, onde os filhos das pessoas mais ricas estudam. O protagonista Kang Ha (Lee Chae-min) é transferido para o local, mas como bolsista, o que acaba gerando atritos sociais com o restante dos alunos.
Para quem já assistiu a Elite, a comparação pode ficar evidente: ambas são séries adolescentes que se passam em uma escola para alunos com altíssimo poderio financeiro, atravessadas pelos dramas amorosos dos personagens, segredos e um assassinato misterioso.
Uma das diferenças é que, enquanto a série espanhola segue uma série de adolescentes da classe trabalhadora, Hierarchy foca apenas no protagonista. Além disso, as duas obras incluem histórias de relacionamentos românticos e violência.
Decepção dos fãs
Mesmo poucos dias após o lançamento – mas com altas expectativas – parte do público que já assistiu ao k-drama se mostrou decepcionado com a produção. A maioria faz críticas à previsibilidade da série, cita personagens sem graça, roteiro superficial e atuações medianas. Internautas comentam até sobre o tamanho do orçamento, que, na opinião de alguns, não condiz com o resultado da série.
Outra grande diferença da abordagem com relação à Elite são as cenas de sexo. A série espanhola, assim como outras produções europeias, não tem problemas em mostrar cenas íntimas, diferente da cultura oriental, que tende a preferir beijos na boca do que cenas explícitas.
Confira alguns dos comentários sobre a série:
Embora a série traga ganchos para continuação, a Netflix ainda não confirmou se haverá segunda temporada. Confira, abaixo o teaser de Hierarchy.