O BBB 23 está chegando ao fim. Os quase cem dias em que os participantes disputaram o prêmio, acumulado em R$ 2,88 milhões, foram marcados por provas, jogos da discórdia e muitas tretas. As principais discussões desta temporada foram motivadas, sobretudo, pela guerra que se instaurou entre os dois quartos: deserto e fundo do mar — e que culminou, na reta final, com a extinção do cômodo marítimo.
Abaixo, GZH elencou as confusões que mais marcaram a temporada.
As tretas do BBB 23
Intolerância religiosa
Uma das maiores polêmicas desta edição foi a acusação de intolerância religiosa ao gaúcho Cristian, a Key Alves e Gustavo. Os três comentaram estar com medo de Fred Nicácio após o verem "fazendo os negócios dele", conforme descreveram, enquanto ele rezava no quarto durante a madrugada. O médico já revelou ser de religião de matriz africana. O episódio repercutiu mal entre o público e culminou na eliminação de Cristian.
Traição
O gaúcho Cristian foi pivô de outra das principais tretas da temporada. O brother, do quarto fundo do mar, aproximou-se de Bruna Griphao e Paula, membros do quarto deserto, e aproveitou para obter informações sobre o jogo — com apoio dos aliados Gustavo e Key e ciência de outros membros do grupo. No entanto, ele foi acusado pelos dois lados de traição por fazer um jogo duplo, o que chegou a levar a uma dissolução temporária do grupo fundo do mar.
Agressões físicas?
Nem só na esfera verbal ficaram as confusões desta edição do BBB. Em uma das (muitas) discussões entre Bruna e Ricardo, a sister foi se virar e, sem querer, acabou dando um tapa na cara de Amanda — o que chegou a motivar acusações de agressão, por parte de Fred Nicácio, e pedidos de expulsão pelo público.
Outra sister que se envolveu em polêmica por acusação de agressão foi Larissa, que deu um tapa em Bruna, após ser provocada pela amiga, e, em outro momento, bateu na cara de Fred, seu par amoroso, também motivando pedidos de expulsão. A direção do programa chegou a mandar um recado por meio do apresentador Tadeu Schmidt, para que os brothers segurassem as brincadeiras, pois estavam passando dos limites.
Situações problemáticas com Gabriel Fop
Apesar de ter sido o segundo eliminado do BBB 23, Gabriel Fop teve uma passagem marcante pela casa, de forma negativa. O modelo se envolveu com Bruna e teve comportamentos abusivos e atitudes agressivas, chegando, inclusive, a empurrar a sister, dizer que ela "parece sarna" e que daria uma cotovelada na boca da atriz, em tom de brincadeira, o que gerou uma intervenção de Tadeu Schmidt.
Bate-bocas com Bruna
Explosiva, Bruna protagonizou diversas tretas na casa. Uma de suas brigas emblemáticas foi com Fred Nicácio, quando a atriz se meteu em uma discussão entre ele e Cara de Sapato. Outra foi a gritaria com Cezar Black, após o brother, que conversava com Domitila, falar que acreditava que Larissa trouxe informações de sua assessoria no retorno à casa. Bruna, que ouvia atrás da porta, saiu e começou a gritar com o brother, que exigiu respeito. A cena foi duramente criticada pelo público nas redes sociais.
As desérticas já estavam envolvidas em uma treta com Black. O brother decidiu deixar o quarto fundo do mar e foi recebido pelas sisters no quarto deserto. Contudo, no dia seguinte, ele ganhou a prova do anjo e indicou duas delas ao paredão, gerando um clima desagradável, que culminou com pedidos para Black voltar ao outro quarto, o que acabou acontecendo depois de alguns dias.
Guerra dos Carecas
As tretas entre Cezar e Ricardo também marcaram a edição e ficaram conhecidas como a "Guerra dos Carecas". Os dois brothers se desentenderam diversas vezes, como quando o biomédico decidiu retribuir um veto de Cezar em uma prova do anjo e indicou o enfermeiro, que era líder naquela semana, ao monstro — indo diretamente para a xepa, inclusive tendo as guloseimas do quarto do líder retiradas. A rixa se arrastou pelo restante da temporada, intercalando períodos de amizade entre os dois com outros em que um era alvo do outro no jogo da discórdia e no paredão.
Briga de espuma
Uma brincadeira com espuma de barbear entre os participantes, em um "after dos cria", causou uma treta generalizada e fez com que Aline Wirley decidisse ir dormir em outro dormitório. Ricardo pegou a embalagem de espuma e jogou em alguns colegas de confinamento. A espuma acabou chegando em Larissa, que ficou irritada, dando início à confusão.
Faniquitos de Ricardo
Ricardo sempre esteve envolvido em polêmicas. Brigou por questões cotidianas, como a quantidade de ovos que algum colega de confinamento podia comer, uma frigideira suja, fio dental e até mesmo filas. O brother também foi grosseiro em diversos momentos e foi acusado de ser agressivo por outros participantes.
Key Alves contra as desérticas
Key Alves falou mal de Larissa e Bruna em diversas ocasiões, chegando a chamar a catarinense de "cachorra" pelas costas. As sisters chegaram a se estranhar e bater boca em algumas ocasiões, como em jogos da discórdia. Além disso, na casa do reencontro (dinâmica de repescagem), Key e Larissa tiveram um confronto direto, do qual Tina também participou e precisou ser contida.
Posicionamento de Sarah
Depois de indicar Sarah Aline ao paredão, alegando que estava protegendo Marvvila, aliada da sister, a psicóloga confrontou Fred e outros integrantes da casa sobre a decisão e expôs a sua indignação com a estratégia. Na ocasião, ela proferiu a famosa frase: "Afetos ditam prioridades, sim". Ela ainda ressaltou que tinha o direito de estar desesperada, por estar no paredão e que Fred não podia afirmar que tinha colocado ela na berlinda por gostar da sister.