Há edições e edições de BBB. Algumas têm um protagonista definido logo cedo — como a de 2021, que ficou conhecida como "a da Juliette", ou a de 2007, que virou "a do Diego Alemão" —, mas outras não. Certas temporadas têm seus conflitos dispersados entre vários participantes. O Big Brother de 2020, por exemplo, contou com diversos brothers e sisters marcantes, como Felipe Prior, Manu Gavassi e Babu Santana. E, até agora, tudo indica que esse será também o caso do BBB 23.
Algumas pistas dão conta disso. Não há nenhum participante que esteja muito à frente dos demais no quesito ganho de seguidores nas redes sociais. A mobilização de nenhum fã-clube chega perto de algo como a dos "pãezinhos", de Arthur Aguiar, e não houve um vilão que saiu escorraçado com os 99,17% de rejeição que teve Karol Conká, por exemplo — quem chegou mais perto este ano foi Paula, que teve 72,5% dos votos.
Nada disso quer dizer que a 23ª edição do BBB está morna, ou sem conflitos. Vários participantes tiveram ou estão tendo seus momentos de destaque, ainda que não haja um grande favorito ao prêmio milionário.
A seguir, GZH elenca quem está saindo na frente na corrida até o pódio do BBB 23.
Amanda
Chamada de o "elo fraco do grupo deserto", Amanda pegaria seus oponentes de surpresa se eles soubessem que, aqui fora, ela é uma das maiores candidatas a ficar milionária. A médica conseguiu criar para si uma das coisas mais valiosas para um participante do BBB: uma narrativa.
Isso se deve principalmente à amizade com Cara de Sapato, que para muitas pessoas parece mais um amor reprimido de ambas as partes. Sabe-se lá o motivo (e há teorias de que o lutador tem uma namorada aqui fora), os dois se mantêm na friendzone, ao mesmo tempo em que deixam escapar frequentes demonstrações de carinho.
Amanda também tem um ar de "mulher da vida real" que gera empatia com o público. Diferentemente de outras sisters da temporada, ela tem um jeito desajeitado de dançar e enfrenta constantemente crises de autoestima. Cenas como essas começaram a bombar nas redes sociais e, nas últimas semanas, a médica foi ganhando cada vez mais seguidores.
Muito por conta disso, é de Amanda e Sapato a torcida mais mobilizada até aqui. Ela foi a menos votada no paredão que enfrentou com Bruno Gaga, MC Guimê e Paula, e seus fãs e de Sapato já criaram até um ship para o casal platônico: docshoes — uma referência à profissão dela e ao apelido dele, em inglês.
Contra Amanda, pesa o fato de que ela é odiada pelo público que torcia a favor de Fred Nicácio, com quem teve vários desentendimentos que culminaram na eliminação dele em um paredão contra Sapato nesta terça-feira (28). Segundo essas pessoas, a paranaense criou para si uma fachada de mulher "humilde" quando, na verdade, coleciona privilégios: é heterossexual, magra, branca e ainda por cima médica.
Cara de Sapato
Cara de Sapato conquistou o público com a mesma narrativa de "casal" de Amanda, mas também tem seus méritos. Seu aspecto físico de "brutamontes" contrasta com a sua sensibilidade emocional e suas frequentes crises de ansiedade, que comovem os espectadores do reality.
A rivalidade com Fred Nicácio, apesar de ter se estendido excessivamente, foi fundamental para colar no lutador o selo de oponente direto do médico, tido como vilão por parte do público. Saindo vitorioso do paredão após o fluminense sobreviver a quatro berlindas, Cara de Sapato se mostrou um forte candidato a ir longe no BBB 23.
Larissa
Larissa, por outro lado, agrada gregos e troianos. Tida como a "sensata" da edição pelo público, a catarinense se desentendeu com as pessoas certas e costuma escolher bem os seus embates no jogo da discórdia, no qual sempre se destaca — seja desmascarando a falsidade de Key Alves com Fred Nicácio, ou apontando que Paula também fez um jogo duplo na relação com Cristian.
A amizade com Bruna Griphao é outro ponto alto da participação de Larissa. Como a loira é chegada em excessos, a morena equilibra a relação dando os necessários puxões de orelha na amiga. As cenas em que ela chegava de canto nas festas e afastava Bruna de Gabriel Fop, por exemplo, viraram hit nas redes sociais. Tanto que, de todos os participantes, Larissa foi a mais seguida no Instagram nas primeiras semanas.
Bruna Griphao
Grande protagonista da primeira semana, por conta da relação com Gabriel Fop, Bruna Griphao vem deixando suas chances de vencer o BBB 23 escapar por entre seus dedos. E a grande responsável por isso é ela mesma.
Explosiva, a sister se envolveu em duas brigas somente na semana passada: primeiro, se excedeu com Fred Nicácio, chamando-o de "babaca", e depois com Ricardo, chegando a ser acusada de agredir Amanda. Ao mesmo tempo, Bruna foi só compaixão com seus algozes no jogo, Gabriel e Cristian, que não hesitaram em manipulá-la em favor de suas estratégias. Para o público, pegou nela o rótulo de incoerente.
Ainda assim, Bruna é uma das mais seguidas nas redes sociais e de vez em quando vira meme pela sua espontaneidade. Se quiser, ainda tem chances de dar a volta por cima.
MC Guimê
MC Guimê começou o BBB 23 desagradando o público, pois é adepto do estilo Rodrigo Mussi de jogar — ou seja, adora ficar na varanda conspirando estratégias e contando votos. Na última semana, porém, sua frieza finalmente compensou quando ele conseguiu botar o casal GusKey no paredão, algo que, não fosse ele, demoraria a ocorrer.
Como resultado, o funkeiro foi um dos participantes que mais ganhou seguidores no Instagram nos últimos dias. Por lá, ele ainda conta com a simpatia que sua esposa, a cantora Lexa, tem com o público.
Domitila
Assim como era Fred Nicácio, Domitila não é unanimidade com o público. Muita gente acha ela "palestrinha" e falsa, mas a ativista tem a seu favor o fato de ser uma fábrica de memes. Ela não poupa conselhos sem pé nem cabeça, relatos esotéricos e bordões motivacionais — que, mesmo que pareçam forçados, são ditos com tanta autoconfiança que arrancam risos do público.
Assim, Domitila tomou conta das redes sociais com vídeos e gifs. Ainda que não seja favorita para ganhar, pode ir longe enquanto o público se preocupa em tirar participantes mais inconvenientes — e que geram menos entretenimento.
Sarah Aline
Amada tanto pelo grupo deserto quanto pelo grupo fundo do mar, Sarah Aline tem feito um belo jogo interno no BBB 23. A psicóloga conquistou os colegas de confinamento com seu jeito doce e personalidade sensata, o que faz com que ela seja uma das pessoas menos ameaçadas no jogo por enquanto.
Em relação ao público, Sarah conta com certa simpatia, ainda que não tenha participado de grandes embates na casa. Assim, passando longe do radar, ela tem tudo para também passar longe da eliminação. É uma forte candidata ao terceiro ou segundo lugar da edição.
Ouça o podcast de GZH sobre o BBB 23:
*Produção: Mariana Barcellos