Tadeu Schmidt chamou a atenção do público na edição ao vivo do BBB 23 na noite de terça-feira (28), ao se despedir de Fred Nicácio com uma fala que emocionou o médico. Fazendo referência a uma frase de Nicácio que virou meme nas redes sociais, "Você tem sangue de Maria Bonita", o apresentador trocou o nome da figura histórica nordestina pelos de outras três personalidades quem têm relação com a trajetória do participante.
Mas afinal, quem são essas pessoas? E o que liga elas a Fred Nicácio? A seguir, GZH reúne informações sobre Juliano Moreira, Maria Odília Teixeira e Karamo Brown.
Quem são as pessoas citadas por Tadeu Schmidt na eliminação de Fred Nicácio
Juliano Moreira
Figura histórica, Juliano Moreira quebrou barreiras e conseguiu se tornar médico apesar do racismo e da origem humilde. Baiano, ele entrou na faculdade aos 14 anos, em 1886, e foi um revolucionário no tratamento das doenças mentais no Brasil, sendo o fundador da disciplina psiquiátrica no país.
Antes de entrar no BBB 23, Fred Nicácio contou que, até hoje, alguns pacientes se impressionam ao serem atendidos por um médico negro.
— Eu quero mudar o imaginário coletivo sobre o que é ser médico no Brasil — afirmou na época.
Maria Odília Teixeira
Segunda pessoa citada por Tadeu, Maria Odília Teixeira foi a primeira médica negra do Brasil. Ela se formou em 1909 na Faculdade de Medicina da Bahia e dominava o francês, grego e latim. Cinco anos após se formar, ela se tornou a primeira professora negra da instituição.
Karamo Brown
Diferentemente das duas pessoas citadas anteriormente por Tadeu, Karamo Brown é uma personalidade contemporânea a Fred Nicácio. Psicoterapeuta, ele é apresentador do reality show Queer Eye, da Netflix, cuja versão brasileira tinha justamente o médico fluminense no elenco.
Assim como o participante do BBB 23, o americano dá uma espécie de mentoria de "cultura e estilo de vida" aos participantes que se inscrevem no programa buscando por uma repaginada geral em suas vidas. E da mesma forma que Nicácio, ele é um homem negro e abertamente gay.