O início das comemorações de 60 anos de aniversário da RBS TV não poderia ter sido melhor. Na manhã ensolarada e de céu azul deste sábado (19), o Especial 60 Anos RBS TV foi apresentado diretamente do Parque da Redenção, em Porto Alegre. Dezenas de pessoas acompanharam as atrações e shows de artistas e grupos como Tchê Guri, Neto Fagundes, César Oliveira & Rogério Melo e Loma.
Sentada em uma cadeira perto da sombra de uma árvore, a cuidadora Rosane Moraes, de 60 anos — mesma idade da RBS TV —, estava atenta aos shows no palco.
— Acompanho a RBS TV sempre. Adoro e quero participar de tudo nessa celebração — disse.
A aposentada Sheila Reinaldo, 67, preferiu ficar de pé perto do palco.
— Adoro o Neto Fagundes, que acabou de cantar o Canto Alegretense. Não sei se ele vai cantar novamente — comenta, enquanto observa os demais shows.
Apresentadora do Jornal do Almoço, Cristina Ranzolin estava bastante feliz no camarim, localizado na parte de trás do palco, que oferecia dois grandes telões para o público.
— O nosso propósito é estar pertinho das pessoas. Hoje, estamos aqui muito felizes fazendo essa confraternização com o nosso público. Queremos que muita gente venha participar dessa festa. Nosso aniversário é apenas em dezembro, mas estamos começando a comemoração que vai durar até o final do ano. Vamos contar muitas histórias e queremos ouvir o público, porque muita gente cresceu assistindo toda a história do RS na RBS TV — explica, pouco antes de subir ao palco e se dirigir aos presentes.
As pessoas acompanhavam as atrações na frente do palco, situado na extremidade do espelho d'água, nas proximidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Havia tendas de cervejas artesanais, comerciantes oferecendo chapéus, sorvetes e água gelada. Em torno das 11h, a temperatura era de 28°C, porém a sensação térmica parecia ser bem acima disso.
O apresentador Elói Zorzetto, um dos rostos mais conhecidos da RBS TV, compartilha a emoção de fazer parte dessa história há mais de quatro décadas.
— É um sentimento muito próximo, porque, afinal de contas, estou há 44 anos na RBS. Conheço todos os corredores e a questão técnica. Basicamente, acompanhei durante todo esse tempo os principais fatos do dia. Para mim, é uma sensação redobrada. Tem muita gente nova, mas são poucos que estão há tanto tempo na RBS TV — reflete.
Outros apresentadores e integrantes da RBS TV, como Daniela Ungaretti, Seguidor F, Fernanda Carvalho, Léo Saballa Jr., Marco Matos, Marck B e Simone Lazzari, estavam presentes. Alguns eram requisitados pelas pessoas e tiravam fotos na frente do palco, como Marco Matos.
O tradicionalista Neto Fagundes demonstra orgulho por participar da festa.
— Celebração de 60 anos de um lugar que guarda um espaço para a cultura gaúcha há 40 anos. Ou seja, o tio Nico (Nico Fagundes, já falecido) sempre foi muito agradecido a isso, e estou muito feliz de estar aqui representando ele e a cultura regional do nosso Estado — diz, agradecendo a RBS TV por proporcionar aos artistas a vitrine televisiva, o que antes era mais comum apenas em programas de rádio e por gravações em discos.
Após as 11h45min, no lugar do Jornal do Almoço, o evento passou para a tela da televisão. A banda Tchê Guri seguiu se apresentando. Também se juntaram às apresentações Glau Barros, Tati Portella e Duca Leindecker. Repórteres e apresentadores de 11 cidades gaúchas realizaram entradas ao vivo. Foram exibidos ainda depoimentos do CEO da RBS, Claudio Toigo Filho, e do Publisher do Grupo RBS Nelson Sirotsky, relembrando o início da TV, as coberturas históricas e projetando o futuro.
A cantora e compositora Loma exibe gratidão em relação à RBS TV.
— Tenho a oportunidade de agradecer publicamente o apoio que a RBS TV me dá há 49 anos. No ano que vem completo 50 anos de carreira. Fiz parte do coral infantil da RBS TV, há muitos anos atrás, e a RBS sempre esteve presente na minha carreira com as portas abertas. Para mim, é uma grande alegria estar comemorando nesta grande festa.
No evento, que também teve transmissão ao vivo pelo G1 RS, a tenda do Natal do Bem esteve arrecadando doações de alimentos para a campanha, resultado de uma parceria entre a RBS TV e a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho foi uma das 11 criadoras do Banco de Alimentos.
— Esta é a oitava edição do Natal do Bem. Nesses anos, ultrapassamos 3 milhões de quilos de alimentos arrecadados no Natal do Bem. Na atual edição, já conseguimos 150 toneladas — comemora Paola Monti, assessora de imprensa do Banco de Alimentos.
A data do aniversário da emissora acontece em 29 de dezembro, mas a comemoração foi adiantada em função da Copa do Mundo 2022 e da proximidade com o fim de ano. Novas celebrações e atrações serão realizadas até o dia oficial.