Ao longo de seis décadas, a RBS TV testemunhou e transmitiu aos gaúchos os mais diversos acontecimentos que marcaram a história do Estado. Dando início às comemorações do aniversário de 60 anos, celebrado em dezembro, a emissora realiza neste sábado (19) o Especial 60 Anos RBS TV, programa apresentado diretamente do Parque da Redenção, em Porto Alegre.
A partir das 10h30min, tem início a festa com transmissão pelo G1 RS, com os apresentadores Cristina Ranzolin, Daniela Ungaretti, Eloi Zorzetto, Seguidor F, Fernanda Carvalho, Léo Saballa Jr., Marco Matos, Marck B, Neto Fagundes e Simone Lazzari. Animarão o público junto ao Espelho d’Água as atrações Tchê Guri, Neto Fagundes, César Oliveira & Rogério Melo e Loma.
Já às 11h45min, no lugar do Jornal do Almoço, o evento passa para a tela da TV. A banda Tchê Guri segue se apresentando, e se juntam às apresentações Glau Barros, Tati Portella e Duca Leindecker. Repórteres e apresentadores do Interior participam com entradas ao vivo de 11 cidades gaúchas em que a RBS TV tem equipes.
A estrutura ainda contará com uma tenda do Natal do Bem que estará arrecadando doações de alimentos para a campanha, resultado de uma parceria entre a RBS TV e a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul.
A data do aniversário da emissora é 29 de dezembro, mas a comemoração foi adiantada em função da Copa do Mundo e da chegada do fim de ano, de modo a permitir a realização dos festejos com calma. Durante o programa, serão exibidos depoimentos do CEO da RBS, Claudio Toigo Filho, e do Publisher do Grupo RBS Nelson Sirotsky, trazendo memórias do início da TV, de coberturas históricas e projeções sobre o futuro. As lembranças são carregadas de bastidores.
— Meu pai levava eu e meus irmãos para subir o morro e ver as obras da TV Gaúcha, quase uma rotina de final de semana. Também tenho uma lembrança muito clara do dia da inauguração, assistindo à TV em preto e branco que tínhamos em casa, com meu pai falando — relembra Nelson Sirotsky, que “estreou” na TV aos nove anos. — Fui convidado, ou melhor, escalado para participar do Parque Infantil, aos domingos de manhã. Eu era um dos apresentadores de tipo um telejornal. Esse programa, ao vivo e com a presença do auditório, reflete muito o modo de fazer TV naquela época.
Nelson ainda adiciona como marcos da RBS TV a afiliação à TV Globo e a interiorização, que trouxe, em suas palavras, “um diferencial que acabou sendo um modelo ao Brasil”. Também aponta o incêndio ocorrido no ano de 1972, que acelerou a implementação da televisão a cores na empresa.
Conteúdos
Para além da Redenção, o especial de 60 anos atravessa os continentes e também será transmitido diretamente do Catar, sede do mundial de futebol deste ano, que começa neste domingo (20). As apresentadoras Alice Bastos Neves e Kelly Costa trazem detalhes da atuação da equipe da RBS na cobertura e expectativas para o início dos jogos.
Além disso, em alusão ao Dia da Consciência Negra, será realizada uma transmissão ao vivo diretamente de uma feira de afroempreendedorismo no Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre. Marck B e Seguidor F convidarão o público a participar das atividades.
Editora-chefe do Especial 60 Anos RBS TV, Daniela Selistre salienta que a comemoração só é possível graças ao envolvimento e planejamento da grande equipe:
— A ideia é que fosse realmente um presente para os telespectadores e para o público que vai nos ver ao vivo. Também vamos contar um pouco e relembrar muitas histórias nas próximas semanas.
Além do evento que dá início à comemoração dos 60 anos, conteúdos especiais serão inseridos na programação até a data do aniversário. Grandes reportagens serão exibidas no Jornal do Almoço. Telespectadores de regiões como Serra, Missões, Litoral e Região Metropolitana também participam relembrando histórias, com depoimentos que estarão no ar a partir de segunda, durante os intervalos comerciais e no Bom Dia Rio Grande.
E a festa vem em boa hora.
O ano de 2022 foi repleto de desafios até aqui, lembra Ellen Appel, gerente-executiva de Jornalismo da RBS TV, com retomadas de grandes coberturas, como as eleições, os 50 anos do Jornal do Almoço, além dos principais eventos do RS e da Copa do Mundo:
— A gente tem um compromisso diário com o público e, depois de um ano com tantos desafios, nada melhor do que uma festa junto de quem nos acompanha diariamente. Toda a equipe está empenhada em contar esses 60 anos através dos mais diversos olhares.
Enquanto revisita essas seis décadas, a empresa também segue com seu olhar para o futuro.
— A RBS TV completa 60 anos atestando a força da TV aberta como um canal gratuito para todo o Estado e seu alcance amplificado na TV por assinatura e no streaming. Temos muito orgulho em fazer parte do dia a dia e da história dos gaúchos e queremos estar ainda mais presentes. Temos o olhar voltado para o futuro e para as possibilidades de segmentação, personalização e interatividade que a TV 2.5 e 3.0 proporcionam. Já estamos construindo este caminho, investindo em tecnologia e novos produtos, mas cientes de que, independentemente de plataforma e formato, o que nos trouxe até aqui é nossa profunda conexão com público e conteúdo de qualidade que entregamos diariamente — reforça Claudio Toigo Filho.