Travessia estreia nesta segunda-feira (10). Escrita por Gloria Perez, a sucessora de Pantanal na faixa das nove conta a história de Brisa (Lucy Alves), que verá sua vida virar de cabeça para baixo ao ser vítima de deepfake.
Assim como outras novelas da autora, a trama abordará assuntos que ainda estão sendo compreendidos pela sociedade. Desta vez, o foco vai ser em crimes virtuais, que serão investigados pela delegada Helô (Giovanna Antonelli) — trata-se da mesma personagem que a atriz interpretou em Salve Jorge (2012).
Além de Lucy e Giovanna, o elenco conta com nomes estrelados. Participam Chay Suede, Romulo Estrela, Jade Picon, Drica Moraes, Humberto Martins, Rodrigo Lombardi, Cássia Kis, entre outros artistas.
A seguir, GZH apresenta os principais personagens de Travessia, com base no que foi divulgado pela Globo até o momento.
Brisa (Lucy Alves)
Forte e batalhadora, Brisa cresceu órfã no Maranhão. Ela pulsa a cultura de seu Estado: dança em rodas de Tambor de Crioula e se apresenta em grupos de Bumba Meu Boi, quando não está jogando nas sete para garantir o próprio sustento.
Quando começa a história de Travessia, Brisa e Ari (Chay Suede) — e o filho Tonho (Vicente Alvite) — já moram juntos há alguns anos e estão prestes a oficializar o casamento. Os dois se gostam desde a infância. Quando Ari viaja ao Rio de Janeiro para fazer doutorado, Brisa topa adiar a data do casório. Só que ele demora tempo demais e a maranhense estranha o comportamento. Preocupada, ela decide ir atrás dele.
Quando está na rodoviária de São Luís, prestes a embarcar, Brisa se vê em meio a uma grande confusão: as pessoas acusam ela de ser uma sequestradora de crianças. Trata-se de deepfake — uma técnica que permite alterar o rosto ou a voz de uma pessoa em fotos ou vídeos com ajuda de inteligência artificial.
Ari (Chay Suede)
Ari é filho de dona Núbia (Drica Moraes), uma comerciante local que destinou todas as economias para dar ao menino condições de galgar um futuro melhor. Ele estudou, formou-se em Arquitetura e, incentivado por Dante (Marcos Caruso), seu professor, resolveu se dedicar à defesa do patrimônio histórico maranhense.
A ideia da festa de casamento de Ari e Brisa parece simples, não fosse uma oportunidade que vira a vida do casal: a proposta de ele viajar para o Rio de Janeiro. Lá, o jovem poderá investigar mais de perto os passos da construtora Guerra, que está planejando derrubar um dos casarões históricos do Maranhão e construir no lugar um moderno shopping center — projeto que ele está decidido a combater.
Em terras cariocas, Ari faz amizades e, por meio delas, conhece Chiara (Jade Picon). Os horizontes dele se ampliam e um mundo novo se descortina para ele. Ari entra em conflito: tem sentimentos por Brisa, mas também quer viver as possibilidades que estão aparecendo à sua frente.
Núbia (Drica Moraes)
Núbia reprova a relação de Brisa e Ari. Para ela, o filho "estudado" e promissor merecia coisa melhor do que gastar com esse casamento o tempo e o dinheiro que poderia estar usando para ser um homem bem-sucedido na capital São Luís, onde se formou.
Dante (Marcos Caruso)
Empenhado na preservação do patrimônio histórico do Maranhão, Dante é para Ari uma referência. O professor reencontra o aluno no Rio de Janeiro, onde está para passar por um tratamento de saúde.
Oto (Romulo Estrela)
Oto é um hacker sem endereço fixo, meio nômade, que está em uma missão secreta em São Luís. Sua estadia na cidade deve ser o mais invisível possível, por isso ele se assusta ao deparar com o tumulto no meio da rua quando Brisa é acusada de ser sequestradora de crianças.
O jovem precisa sair dali rápido e sem chamar atenção. Ele consegue escapar, mas não tem ideia da "surpresa" que está levando consigo, no porta-malas do carro: Brisa.
O pesadelo de ambos começa. Há um clima de desconfiança e antipatia mútuo no ar. E um alto potencial de atração também, embora nenhum dos dois esteja consciente — ainda — disso. Juntos, com toda aquela tensão instaurada, eles seguem para o destino final, o Rio de Janeiro.
Chiara (Jade Picon)
Chiara é uma menina mimada e manipuladora, acostumada a ter tudo o que quer. Ela é filha de Débora (Grazi Massafera), que morrerá logo no primeiro capítulo da história, pouco depois de sofrer um acidente de carro e dar à luz.
Chiara será criada por Guerra, ex-noivo de Débora e dono da construtora que quer destruir o casarão histórico de São Luís.
Guerra (Humberto Martins), Cidália (Cássia Kis) e Moretti (Rodrigo Lombardi)
No início da trama, Guerra rompe com seu sócio e melhor amigo após descobrir uma traição: ele flagra a noiva Débora na cama com Moretti.
O caminho encontrado é um acordo para que Moretti suma de vista. Quem costura esse acordo é Cidália (Cássia Kis), braço direito de Guerra na empresa. Contrariado, mas sem saída, Moretti se muda para Portugal, onde passa a se dedicar ao remodelamento de prédios antigos.
Cerca de 20 anos depois, Moretti convoca Oto para hackear Guerra e se vingar do desafeto. O objetivo dele é atrapalhar o maior projeto da construtora da qual foi sócio.
Guida (Alessandra Negrini) e Leonor (Vanessa Giácomo)
As irmãs Guida e Leonor são muito próximas. Porém, a relação desanda quando Leonor descobre que Guida está de casamento marcado com Moretti, seu ex-namorado.
Helô (Giovanna Antonelli), Stenio (Alexandre Nero) e Creuza (Luci Pereira)
Dando continuidade à trama de Salve Jorge, a delegada Helô e o advogado Stênio terminaram o casamento novamente. Travessia começa com a delegada convidando Creuza para voltar a trabalhar com ela, enquanto Stenio segue apaixonado pela ex-mulher e tenta o tempo todo reatar a relação.
No campo profissional, os dois também vivem como gato e rato. Helô fez uma especialização em crimes digitais e está investigando o caso de Brisa junto com a investigadora Yone (Yohama Eshima). Já Stenio não tem tanto critério na escolha dos casos em que atua e, muitas vezes, fica frente a frente com Helô.