Eles quase sempre fazem rir e às vezes até fazem chorar: é tudo parte da magia dos filmes de animação, que convidam o público a descobrir realidades diferentes a cada play, seja com seus animais falantes ou seus humanos feitos de LEGO.
Para quem quer curtir algo assim no sofá de casa, mas ainda não decidiu a qual título assistir, GZH indica 15 opções atualmente disponíveis no catálogo da HBO Max, desde recentes lançamentos da Warner Bros até clássicos do estúdio, passando por títulos consagrados e outros mais desconhecidos. Aproveite!
15 filmes de animação para curtir na HBO Max
1. DC Liga dos Superpets
(DC League of Super-Pets, 2022, 105 min. Animação/aventura, de Jared Stern e Sam J. Levine) Lançado em julho nos cinemas e novidade de setembro da HBO Max, DC Liga dos Superpets entrega justamente o que o título promete: uma nova versão da Liga da Justiça, agora composta por cães.
Na trama, Krypto — o cachorro de estimação de Superman que, por sorte, também é superpoderoso e o ajuda a combater o crime — precisa convencer um bando de animais de um abrigo, que por acaso também foram agraciados com poderes, a auxiliar no resgate de Clark e o restante da Liga, após eles serem sequestrados por um dos vilões de Metrópoles.
2. Space Jam: Um Novo Legado
(Space Jam: A New Legacy, 2021, 115 min. Animação/aventura/comédia, de Malcolm D. Lee. Com LeBron James) O mundialmente conhecido jogador de basquete e ícone global LeBron James junta-se aos Looney Tunes para uma épica partida do esporte em Space Jam: Um Novo Legado, compartilhando a quadra com Pernalonga e seus amigos. Repleto de ação, o longa mostra as aventuras de um novo Tune Squad, 25 anos após o lançamento do primeiro Space Jam: O Jogo do Século — com outra lenda do basquete, Michael Jordan. Ambos os filmes estão no catálogo da HBO Max. Leia a crítica a New Legacy aqui.
3. Tom & Jerry: O Filme
(Tom & Jerry, 2021, 101 min. Animação/comédia, de Tim Story) Também unindo live-action e animação, mas preservando o visual da versão original, Tom & Jerry acompanha os dois rivais em um chique hotel de Nova York. Às vésperas do local receber um grande casamento, o gerente decide que é hora de se livrar do ratinho que ali vive, Jerry, antes que alguém o denuncie nas redes sociais. Cabe à organizadora do evento (Chloë Grace Moretz) resolver a situação e é ela, então, quem convoca Tom. Leia a crítica completa ao filme aqui.
4. As Aventuras de Stinky Dog
(Chien Pourri, la vie à Paris!, 2020, 60 min. Animação/aventura/comédia, de Stéphane Aubier, Davy Durand e Vincent Patar) Stinky Dog — literalmente, "cachorro fedorento" — é o protagonista desta curta, mas charmosa animação francesa de 2020. Completamente desavisado em relação ao seu "odor único", o cão parisiense se diverte nas ruas da capital francesa ao lado de seu fiel companheiro de sarjeta, o gato Chaplapla.
5. Pokémon: Detetive Pikachu
(Pokémon: Detective Pikachu, 2019, 104 min. Animação/aventura/comédia, de Rob Letterman) Outro filme recente que preferiu mesclar animação com live-action, Pokémon: Detetive Pikachu mostra o roedor amarelo tentando desvendar o misterioso desaparecimento de seu antigo parceiro de investigações, o detetive Harry, com a ajuda do filho do desaparecido, Tim Goodman (Justice Smith), e da aspirante a jornalista investigativa Lucy Stevens (Kathryn Newton). Leia a crítica completa aqui.
6. Okko e Os Espíritos
(Waka okami wa shôgakusei!, 2018, 94 min. Animação/aventura/drama, de Kitarô Kôsaka) Indicado a melhor animação no Japan Academy Awards de 2019, Okko e Os Espíritos narra as desventuras da jovem Okko, que, após perder os pais precocemente em um acidente de carro, passa a viver com a avó em uma mística pousada. Ali, ela começa a ser acompanhada de perto por vários espíritos acolhedores, que a fazem companhia e a ajudam a seguir em frente.
7. Lego Batman: O Filme
(The Lego Batman Movie, 2017, 104 min. Animação/aventura, de Chris McKay) Desdobramento de Uma Aventura Lego (2014), focado apenas no homem-morcego de plástico, Lego Batman: O Filme mostra o super-herói descobrindo que sem querer adotou um órfão: Robin. Vale destacar que inúmeras outras animações da série LEGO, como LEGO DC Super Hero Girls e LEGO Ninjago, também estão disponíveis no catálogo da HBO Max. Leia a crítica de Lego Batman aqui.
8. Cegonhas: A História que não te Contaram
(Storks, 2016, 87 min. Animação/aventura, de Nicholas Stoller e Doug Sweetland) Animação digital mais tradicional, Cegonhas: A História que não te Contaram parte da clássica lenda sobre cegonhas entregando bebês, mas essa realidade acaba não sendo um conto de fadas.
Na verdade, cansadas da imensa responsabilidade de trazer crianças ao mundo, as cegonhas decidem partir para outros negócios e deixar os humanos se virarem. Um último bebê que surge na companhia de entregas acidentalmente, contudo, pode atrapalhar esses planos.
9. As Aventuras de Paddington
(Paddington, 2014, 95 min. Animação/aventura/comédia, de Paul King) O amado urso peruano Paddington é personagem onipresente na internet nesses tempos, seja pelos internautas descobrindo que ele já foi dublado por um atual líder de estado (Zelensky, na versão ucraniana da animação) ou o assistindo tomar chá com outra chefe de estado (a Rainha Elizabeth II, durante a celebração de seu jubileu de prata). Nos dois filmes que ele protagoniza, ambos disponíveis na HBO Max, Paddington é adoravelmente atrapalhado, tendo dificuldade para se adaptar à vida britânica após crescer nas florestas peruanas.
10. Operação Presente
(Arthur Christmas, 2011, 97 min. Animação/aventura/comédia, de Sarah Smith e Barry Cook) Quem gosta de curtir o clima natalino mesmo fora da temporada oficial de celebração, tem uma ótima em Operação Presente. Elogiada pela crítica, a animação segue os passos do bem-intencionado, mas extremamente desajeitado Arthur Claus, ninguém menos que o filho do Papai Noel. Ao descobrir que seu pai não conseguiu entregar um dos presentes que deveria durante sua jornada na véspera de Natal, ele decide entrar em cena e resolver a questão. Muitas confusões, no entanto, se desenrolam antes que Arthur consiga alcançar seu objetivo.
11. Alvin e os Esquilos
(Alvin and the Chipmunks, 2007, 92 min. Animação/aventura/comédia, de Tim Hill) Febre no início dos anos 2000, Alvin e os Esquilos traz os personagens-título em computação gráfica, interagindo com humanos de verdade. Apesar de um mau começo, quando eles perdem a árvore em que viviam, o trio logo se recupera ao cruzar caminho com Dave Seville (Antti Jaakola).
Compositor, ele fica impressionado ao ouvir Alvin, Simon e Theodore cantando hits da época e acaba colocando os três no caminho do estrelato. Os quatro filmes da série estão disponíveis no HBO Max.
12. Happy Feet: O Pinguim
(Happy Feet, 2006, 108 min. Animação/aventura/comédia, de George Miller, Warren Coleman e Judy Morris) Filme vencedor do Oscar de melhor animação em 2007, Happy Feet: O Pinguim conta a odisseia de Mumble, o único dos pinguins imperadores que não sabe cantar — o que parte seu coração, já que é assim que sua espécie encontra o amor verdadeiro. Mas nem tudo está perdido porque Mumble tem, ao mesmo tempo, talento de sobra em seus pés. A sequência também está disponível na HBO Max.
13. A Noiva Cadáver
(Corpse Bride, 2005, 77 min. Animação/drama, de Tim Burton) O diretor Tim Burton não abre mão do seu consagrado estilo ao partir para a animação, como demonstra A Noiva Cadáver, com seu singular visual gótico e clima sinistro. Inspirada por uma fábula do século 19, a trama segue os passos de um jovem e tímido noivo que se casa "por engano" com uma morta-viva e, com ela, vai conhecer a Terra dos Mortos.
14. Todos os Cães Merecem o Céu
(All Dogs Go to Heaven, 1989, 84 min. Animação/aventura, de Don Bluth, Gary Goldman e Dan Kuenster) Charlie B. Barkin, um honrado pastor-alemão, é enganado por seu sócio, o buldogue Cicatriz, que não apenas passa a perna no suposto amigo, como o assassina. Uma vez no céu, Charlie é recebido por uma anja canina que lhe dá a oportunidade de retornar à Terra. Ele aceita, para poder se vingar, mas as coisas não evoluem exatamente como ele imaginou.
15. As Mil e Uma Histórias do Pernalonga
(Bugs Bunny's 3rd Movie: 1001 Rabbit Tales, 1982, 74 min. Animação/aventura/comédia, de Friz Freleng) O coelho mais famoso da Warner Bros., Pernalonga protagoniza essa releitura das Mil e Uma Noites. Na história, ele e Patolino brigam por um tesouro e, ao tentar se livrar do pato, o coelho acaba sob as garras do sultão da região. Tal como Sherazade, para sobreviver no cativeiro Pernalonga precisa narrar uma nova e dramática história a cada noite para o príncipe do local.