O dia pode ser das crianças, porém, as séries animadas não são exclusividade delas. Há inúmeros títulos do gênero voltados para o público adulto, desde séries de comédia até produções que tocam temas sérios, como tristeza e depressão.
Para compor este ranking, GZH fez um levantamento da aprovação alcançada por séries do tipo em sites especializados. Foram considerados o score no Metacritic (o "metascore"), a aprovação no Rotten Tomatoes (o "tomatometer"), assim como a nota do público no IMDb. Uma média das três avaliações (colocadas na mesma escala) definiu a seleção que você confere a seguir.
10. Midnight Gospel
Lançada em abril na Netflix, The Midnight Gospel já surgiu prometendo muito, uma vez que é uma criação de Pendleton Ward, nome por trás de Hora de Aventura. Inspirado pelo podcast The Duncan Trussell Family Hour, a série acompanha um rapaz que visita mundos fadados à destruição para entrevistar os habitantes locais para o seu próprio podcast. Média 86.
9. Os Simpsons
Talvez a série animada mais conhecida da televisão, Os Simpsons completou, em dezembro do ano passado, três décadas em exibição — período em que seu humor politicamente incorreto se tornou famoso, assim como as críticas à sociedade e as referências à cultura pop. A criação de Matt Groening gira em torno da família-título, encabeçada por Homer (pai), além de contar com Marge (mãe), Bart (filho mais velho), Lisa (filha do meio) e Meg (filha mais nova). Em GZH, foi dito que com audiência em queda, a produção está se transformando em uma "série zumbi". No Brasil, é exibida pela Fox. Média 86,33.
8. BoJack Horseman
Os episódios finais de BoJack Horseman chegaram em janeiro deste ano à Netflix. A série, criada por Raphael Bob-Waksberg, acompanha o cavalo BoJack, um já decadente astro da TV, de baixa autoestima, que tenta superar isso com uísque e relacionamentos infrutíferos. Com diálogos diretos, a “sadcom” toca em assuntos como depressão e os efeitos do capitalismo exacerbado. Média 87,33.
7. Big Mouth
Criação de Nick Kroll, Andrew Goldbeg, Mark Levin e Jennifer Flackett, Big Mouth acompanha um grupo de pré-adolescentes que são seguidos por monstros hormonais, que representam graficamente sua passagem pela puberdade. No Rotten Tomatoes, onde a primeira temporada mantém 100% de aprovação, o consenso dos críticos é de que "o visual simplista das animações e o humor escatológico de Big Mouth camuflam seus personagens bem delineados e a abordagem inteligente e empática que a série tem da bagunça da adolescência". Disponível na Netflix. Média 88.
6. Undone
Para sua primeira série animada, a Amazon Prime Video contou com Raphael Bob-Waksberg, de BoJack. Ao lado de Kate Purdy ele criou Undone, que estreou em setembro de 2019 no serviço de streaming. Os episódios são centrados em Alma, que aos 28 anos, depois de um acidente, passa a ver o pai morto no hospital. Ele a convence que é necessário desvelar o mistério da morte dele. Média 88,67.
5. Mike Judge Presents: Tales from the Tour Bus
Série do Cinemax, disponível aqui no país no catálogo da HBO, Mike Judge Presents: Tales from the Tour Bus é uma criação de Mike Judge (de Silicon Valley). Com caráter documental, cada episódio da primeira temporada traz histórias tanto divertidas quanto trágicas, mas quase sempre excêntricas, de algumas estrelas da música country das décadas de 1970 e 80. No segundo ano, eles passam a falar do funk americano. Média 89,33.
4. Samurai Jack
Com quatro temporadas no início dos anos 2000, Samurai Jack retornou em 2017 para uma nova onda de aventuras. Obra do russo-americano Genndy Tartakovsky (de O Laboratório de Dexter), a série é considerada um clássico cult. O samurai da trama está preso no futuro, mas precisa encontrar uma forma de retornar ao passado e libertar seu povo do maligno mago Abu. Não apenas a história de Samurai Jack é elogiada, mas também seu visual, que lembra mais um filme do que um desenho animado. Exibido no Brasil pelo canal por assinatura Tooncast. Média 90,33.
3. Ovos Verdes e Presuntos
Inspirada pelo livro de Dr. Seuss — um dos escritores infantis mais reverenciados dos Estados Unidos — Ovos Verdes e Presuntos é uma produção de Jared Stern, disponível na Netflix. Na história, dois estranhos se conhecem por acaso e levam um animal em extinção de volta para seu habitat natural. Brincando com as rimas do autor, o consenso crítico da primeira temporada no Rottent Tomatoes diz: "Os críticos amam essa animação, a maneira como ela lida com a sua atenção. Com piadas bobas e um surpreendente assunto, você pode adorar Ovos Verdes e Presuntos". Média 90,33.
2. Rick e Morty
Série animada de ficção científica e humor, criada por Justin Roiland e Dan Harmon. Na história, Rick Sanchez é um cientista maluco, com um sério problema com o álcool, que viaja pelo espaço-tempo, se aventurando por realidades alternativas ao lado do neto Morty, que não herdou a inteligência do avô. Foi vencedora duas vezes do Emmy de melhor programa animado, nos anos de 2020 e 2018. Está disponível na Netflix. Média 90,67.
1. Primal
"Épico em todos os sentidos", sentencia o consenso crítico do Rotten Tomatoes sobre Primal. Trata-se do novo trabalho de Genndy Tartakovsky, que já foi citado nesta lista por Samurai Jack, e cujo currículo ainda conta com a série animada Star Wars: Clone Wars. Aqui, ele retorna à pré-história para mostrar o terror e a aventura que os ancestrais da humanidade enfrentaram. A produção rendeu um Emmy para Tartakovsky, Scott Wills e Stephen DeStefano por desempenho individual excepcional em animação. Média 91,33.