Nessa longa despedida de Elizabeth II, o que não faltam são homenagens. De todos os tipos — incluindo algumas bem polêmicas. O corpo da rainha está sendo velado em Edimburgo, na Escócia, e só chega a Londres no fim da tarde desta terça-feira (13).
Enquanto as cerimônias não começam na capital inglesa, os londrinos estão florindo os parques. Nunca antes se viu tantas flores espalhadas pela cidade. É um ato constante, desde a última quinta-feira, quando a morte da monarca foi anunciada. Só que as flores costumam estar embaladas com lâminas de plástico, e isso já preocupa.
A administração dos parques já escalou uma centena de funcionários que obrigam quem chega ao Green Park (que fica ao lado do Palácio de Buckingham) a retirar as embalagens e entrar no espaço dedicado às homenagens só com as flores.
Mas já era tarde. Há tantos arranjos e buquês que voluntários arregaçam as mangas e ajudam a verificar cada um deles. São milhares. Incontáveis, eu diria.
— Eu vi na televisão e vim para cá. As flores precisam se decompor, sem plástico. Isso é uma lição importante nesse momento — disse Janete Halkrool, professora aposentada que mora perto do Green Park e pretende passar o dia nessa tarefa de recolher o que pode prejudicar a vida silvestre no local.
Não é exagero. Nesses parques vivem muitos animais. Além dos tradicionais esquilos, há diversas espécies de aves.
Contudo, outro bichinho, esse bem fofinho, tem ganhado espaço por esses gramados. São os ursinhos, principalmente as réplicas do Paddington — um tradicional personagem de desenho animado que a rainha adorava. Ela gostava tanto que no jubileu desse ano foi feita até uma animação dela com o ursinho para passar nos telões da celebração.
O problema é o lanche do Paddington: no desenho ele adora sanduíche de marmelada. Por isso, centenas desses sanduíches estão sendo trazidos como uma maneira de homenagear a rainha.
Mas os animais reais não devem comer isso. Aí está outro objeto de procura por aqui. Quando alguém encontra um, logo avisa: "Aqui, aqui!". E alguém recolhe para levar a outro local.
Os caminhões de lixo saem a todo instante carregados de plástico e sanduíches. Enquanto os veículos vão, há mais homenagens chegando. Algumas gigantes.
Não era o Paddington, mas a maneira que Nina Dutti encontrou para homenagear a rainha foi trazendo um urso de pelúcia gigante. Ela nasceu na Croácia, mas mora em Londres desde os 21 anos. Casou com um português. Ele mandou um cachecol com as cores da bandeira de Portugal para ela desenrolar no presente que será deixado no parque.
— Eu tenho um grande amor pela rainha, um grande respeito pela nossa grande mãe. A homenagem tinha que ser grande também.