O corpo da rainha Elizabeth II ficará até terça-feira (13) em Edimburgo, capital da Escócia, mas a mobilização é grande também em Londres para as cerimônias de despedida da monarca que morreu na semana passada, aos 96 anos. O Palácio de Buckingham divulgou as regras que devem ser seguidas por quem deseja acompanhar os atos fúnebres.
Das 17h de quarta-feira (14) às 6h da próxima segunda-feira (19), o caixão de Elizabeth poderá ser visitado no Palácio de Westminster. A expectativa é de grandes filas e de uma longa espera para entrada do público no salão principal.
Para acessar o local, atenção ao código de conduta. Será proibido fazer fotos, vídeos ou usar equipamentos eletrônicos. Enquanto estiverem em frente ao caixão, os súditos só poderão rezar e fazer reverências.
As roupas também precisam ser discretas. Não será permitida entrada de pessoas com vestimentas que exibam manifestações políticas, por exemplo.
Na manhã desta segunda (12), uma entrevistada por uma rede de televisão britânica dava dicas de qual estilo de casaco usar. Mas alertava: não será necessário estar totalmente vestido de preto.
O esquema de segurança é complexo. Em todos eventos desde a morte da rainha, há muitos policiais por todos os lados. Em cima dos prédios também. Para ficar próximo ao corpo de Elizabeth II em Londres, por exemplo, os visitantes precisarão passar por uma revista como as de aeroportos. As bolsas deverão ser pequenas. O aviso é para que se leve apenas roupas necessárias e, se precisar, carregadores de celular, documentos e alguns lanches. Cadeiras estão proibidas.
Será difícil sentar até mesmo no chão. Isso porque a fila não deve parar. Embora lenta, terá movimento contínuo. Por isso, já foi avisado que quem não consegue ficar em pé mais de seis horas deve evitar ir até o local.
Enquanto a rainha se despede, o novo rei Charles III ganha popularidade. As mensagens divulgadas na TV, em forma de pronunciamento, foram recebidas com carinho pelos britânicos.
Em paralelo, os presentinhos e as lembrancinhas típicas de Londres devem ganhar a cara do novo monarca já nesta semana. Nas lojas próximas a Buckingham, no sábado, já não se encontrava produtos relacionados à rainha. A vendedora disse que até as peças que sobraram do jubileu, comemorado no início do ano, haviam esgotado. Agora ela espera que os materiais com o rosto de Charles cheguem o quanto antes. Os pedidos dos visitantes aumentam a cada dia.