Desde que foi anunciado como candidato ao BBB 22, quando foi escolhido para entrar na Casa de Vidro — ao lado de Larissa —, Gustavo vem causando. O bacharel em Direito curitibano de 31 anos, em seu vídeo de anúncio, destacou que se considerava um "hétero top" e que era inimigo da "lacrolândia". As declarações causaram polêmica na internet.
Porém, mesmo assim, o público decidiu que ele e Larissa poderiam entrar na casa. Apesar da votação apertada — 52,77% optaram pelo "sim" —, a expectativa do público era de ver Gustavo movimentando o reality e se mostrando jogador, como ele se definiu em sua apresentação. Mas será que ele é mesmo?
GZH separou alguns pontos sobre a trajetória do brother para tentar entender se ele realmente é o que prometeu. Confira:
Mirando nas plantas
Assim que entrou na casa, Gustavo já destacou que queria "mexer" no jogo. Os seus primeiros alvos foram Bárbara e Brunna Gonçalves.
A gaúcha saiu na semana passada. E, apesar de não ter conseguido emplacar a dançarina no primeiro paredão em que votou nela, ele realmente movimentou a casa com as suas declarações.
A esposa de Ludmilla acabou sendo eliminada nessa terça-feira (22), justamente contra Gustavo (e Paulo André). Ele estava certo e, apesar de ter entrado no reality há 10 dias, já conseguiu provar o seu ponto de vista ao voltar do paredão contra uma concorrente que está no jogo desde o começo. E o curitibano já tem um novo alvo: Vinicius. Se cuida, garoto!
Pegar, mas sem se apegar?
Gustavo entrou na casa solteiro, dizendo que até queria ficar com pessoas por lá, mas sem transformar isso em algo sério. Porém, quando conseguiu ficar com Laís — lembra que ele mandou o xaveco dizendo que ela era "a mulher mais desejada do Brasil?" —, tudo mudou.
O bacharel em Direito se apegou na médica, que não vinha tendo muito destaque no jogo, e acabou até mesmo salvando a amada de ir para o paredão, ao não aceitar compactuar com a decisão dos colegas. Por influência dele, o indicado pelo seu grupo na última dinâmica foi Eliezer.
Vale lembrar que o bacharel em Direito já havia afirmado que votaria em qualquer um para salvar a sua crush. Jogou, mas guiado pelo coração. Um romântico — e até Anitta falou sobre isso.
Visão de espectador
Com informações coletadas fora da casa, Gustavo conseguiu fazer uma mudança de alvos do lado de dentro. Ao se posicionar contra os ataques que Natália estava recebendo dos colegas de confinamento, assim como ao levantar debate sobre a situação de Arthur Aguiar, o recém-chegado viu as peças do tabuleiro do game se mexerem.
Com a sua atuação, a casa tirou a sister do foco e passou a olhar para Laís, que na semana passada quase foi para o paredão, ao ser indicada por Natália no contragolpe, mas venceu a prova bate-volta. Nesta semana, a sister se salvou justamente por causa de Gustavo.
Confronto com Linn
Na visão de Gustavo, Linn da Quebrada é a "mais influenciadora" da casa, tendo o poder de conseguir modificar a opinião de suas aliadas, em especial Jessilane e Natália. O curitibano já disse que respeita o modo de jogar da artista, mas acredita que, por conta disso, em breve, os dois terão algum conflito dentro do reality.
— Vou ter treta com a Linn em algum momento, vou ter treta com ela. Treta de jogo. Ela mesma se autodenomina uma boa jogadora, e ela é, de fato. Em algum momento a gente vai ter uma discussão em relação a jogo — garantiu o brother a Laís.
Unidos pelo hétero top?
É um fato que Gustavo entrou no programa e movimentou a casa. Apesar de ter se entregado ao amor, o que pode complicar o seu perfil de jogador, o bacharel em Direito vem se mostrando esperto em suas análises e certeiro em seus alvos. Se, de fato, ele conseguir colocar Vinicius no próximo paredão, provavelmente, conseguirá mais um triunfo em sua jardinagem.
Assim, fazendo uma retrospectiva, vale lembrar que a internet queria colocar os dois participantes da casa de vidro no game para eliminar Gustavo logo e deixar Larissa na disputa, levando em consideração apenas os vídeos de apresentação dos dois. Com o passar dos dias, porém, a sister vem acumulando situações constrangedoras no jogo, dando informações completamente equivocadas. Parece que não estava vendo o mesmo programa que o público. Não é de se duvidar que, em um paredão entre os dois "ex-vidraceiros", como são chamados, ela leve a pior.
Novo alvo
No último jogo da discórdia, Gustavo virou o alvo da casa e conseguiu acumular cinco medalhas de que "não ganha de jeito nenhum". No paredão por causa da indicação de Brunna ao atender o Big Fone, o curitibano se defendeu ao final da dinâmica e, mais uma vez, foi enfático ao explicar a sua rejeição pela casa:
— Não entrei nesse jogo para ser "planta". Eu escolhi não me colocar em posições mais confortáveis. Não sou só isso. Eu sou um cara carinhoso, fiel, eu fico feliz com essas cinco medalhas... Zona de conforto eu estava lá fora.
O efeito manada no qual os brothers entram, no entanto, pode ser benéfico para Gustavo. Afinal, a tendência é aquela: quanto mais perseguido dentro da casa, mais querido pelo público. Vide Juliette no BBB 21... E nem é preciso ir tão longe. Natália e Arthur Aguiar, nesta edição, já são queridinhos pelos espectadores, depois de sofrerem perseguição pelos colegas de confinamento. É melhor a casa abrir o olho, o bacharel em Direito não entrou para participar de uma colônia de férias.
Quer receber as principais informações sobre Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.